O quarteto que tem ganhado cada vez mais espaço no meio musical, traz a ousadia do rock’n roll em suas músicas e estilo
Por Vanessa Linhares
O grupo italiano formado por Damiano David, Victoria De Angelis, Thomas Raggi e Ethan Torchio, surgiu lá em 2015, em Roma, capital da Itália. Com um rock que mescla entre o alternativo e o Hard Rock, atualmente, a banda é dona de um dos maiores hits no TikTok, “Beggin”, que é trilha sonora de milhares de vídeos na rede social. A versão original da música viral do quarteto é americana e foi gravada pela primeira vez em 1967, pelo The Four Seasons, nome forte do rock da época. Aliás, a canção não foi a única a ganhar uma versão do grupo, que já fizeram cover de "Somebody told me", do Killers; e até uma de "Let's Get It Started", do Black Eyed Peas.
Na última segunda-feira (05), a banda alcançou o número 1 no top geral do Spotify e na terça-feira (06), entrou para a Billboard Hot 100, chart que é referência para a indústria global, ocupando a 78º posição na lista. A única vez em que a Itália assumiu o topo da Billboard Hot 100 foi em 1958 com o clássico “Volare (Nel Blu Dipinto Di Blu)”, de Domenico Modugno. A música ficou por cinco semanas – não consecutivas – na liderança do ranking. Mas afinal, quem são os Måneskin?
Como tudo começou...
A história da banda começou na escola, quando os amigos Victoria (baixista) e Thomas (guitarrista) decidiram, em 2015, formar um conjunto musical, que logo contou com a entrada de Damiano (vocalista) e Ethan (baterista). A ideia do nome surgiu depois de Victoria brincar com o seu conhecimento do idioma dinamarquês. Aliás, Måneskin significa algo como “Clarão da Lua” na língua nativa da mãe da baixista, que é dinamarquesa. Em 2017, o quarteto decidiu participar do The X-Factor da Itália, onde ficou em 2º lugar e chegou a lançar o seu primeiro EP, chamado “Chosen”. Aliás, a produção ganhou dois discos de prata. Logo depois, em 2018, eles lançaram “Moriró da re”, seu segundo EP.
Eurovision
O álbum de estreia do grupo, garantiu uma turnê pela Europa, que passou por países como Espanha, Itália e Alemanha. Contudo, o auge ainda estaria por vir. Em março deste ano, o Måneskin venceu o Festival de Sanremo, o concurso musical mais importante da Itália, e que garantia uma vaga para o Eurovision.
O Eurovision é um tradicional concurso musical que faz sucesso não só apenas na Europa, mas também em diversos lugares do mundo. O festival televisionado reúne representantes dos países da região para disputar o troféu anualmente e já contou com a presença de artistas no mesmo nível que ABBA e Céline Dion. A competição funciona assim: representantes dos principais países do continente apresentam uma música original de até 3 minutos, que é reproduzida na televisão e nas rádios europeias. Assim, os países concorrentes precisam votar nas músicas de outros países para, assim, determinar o grande vencedor do programa.
Após um ano de recesso, por conta da pandemia, o programa retornou esse ano e lá estava o quarteto representando a Itália. Na grande final, eles tocaram a canção original “Zitti e Buoni”, que precisou passar por alguns cortes para ser apresentada, por conta dos palavrões na letra. Após a apresentação que conquistou o público, todos ficaram ansiosos pelo resultado, que consagrou a banda como a grande vencedora do festival. Antes do Eurovision, o grupo contava com cerca de 1 milhão de ouvintes mensais nas plataformas de streaming de música e, logo depois, ultrapassaram 15 milhões, levando os integrantes do Måneskin ao estrelato.
O boom no TikTok e os novos objetivos
Atualmente, tudo que vira trend no TikTok, se torna um sucesso estrondoso. E com os roqueiros da vez, não poderia ser diferente. Depois que “Beggin” se tornou hit na plataforma, as vendas do grupo dispararam e Måneskin já conta com 28 milhões de ouvintes mensais no Spotify, um número que só cresce a cada dia. Com a recente troca de empresários, o objetivo é alcançar outros continentes e claro, que América está nos planos dos jovens. Com o novo representante da banda, Simon Cowell, agente conhecido por sua participação como jurado no The X-Factor inglês, o quarteto promete chegar ainda mais longe.
Comments