top of page
  • Foto do escritorThe C.A.R.O

BookTok: a nova tendência do TikTok

Vídeos que falam sobre o universo literário têm ganhado cada vez mais espaço no aplicativo

Booktokers incentivam a leitura através de seus vídeos na plataforma do TikTok.

Por Vanessa Linhares


O TikTok se tornou uma das plataformas mais populares ao redor do mundo com o início da pandemia. Com vídeos de dancinhas, humor, maquiagem, etc, o aplicativo foi o mais baixado em 2020, de acordo com a rastreadora de mercado App Annie, que ainda afirmou no último dia 10, que o TikTok ultrapassou o Facebook em número de downloads no ano passado.

Assim como em todas as redes sociais, o TikTok possui um algoritmo que analisa as interações de cada usuário com os conteúdos e disponibiliza na página inicial (chamada de “For You”), vídeos que contradizem com o interesse de cada um. Há algum tempo, uma categoria ficou bastante popular na plataforma: o BookTok.


Mas afinal, o que é o BookTok?


O BookTok é simplesmente, o lado literário do TikTok. Nele, os criadores de conteúdo, conhecidos também como booktokers, fazem vídeos sobre livros que estão lendo, fazem recomendações, resenhas, dão opiniões e até participam de trends ou dancinhas, trazendo os livros como tema principal.

Atualmente a hashtag #BookTok, já conta com mais de 17.4 bilhões de visualizações e esse número só cresce mais e mais a cada dia. Com o poder de viralizar qualquer vídeo, as obras que acabam sendo tendências no aplicativo, também se tornam tendências no mercado editorial e os livros que foram lançados há anos, passam a subir no ranking de mais vendidos.

Um exemplo recente que demonstra essa influência é o livro “Mentirosos”, de E. Lockhart, que foi lançado em 2014, mas que se popularizou tanto no TikTok que ocupou uma posição na lista de livros mais vendidos no Brasil e no mundo no início de 2021. Autores pouco conhecidos também veem suas obras viralizar na plataforma, ganhando assim, mais reconhecimento. Além, claro, dos lançamentos que estão sempre aparecendo no BookTok, apresentando ao público os livros publicados recentemente.


Os booktokers e o incentivo à leitura

Gabriela Rainá é apaixonada por livros desde pequena. Foto: Arquivo Pessoal/Gabriela Rainá

A estudante de medicina veterinária, Gabriela Rainá, de 21 anos, tem mais de 165 mil seguidores no TikTok e começou a postar vídeos sobre o universo literário em fevereiro de 2021. A estudante conta que sempre teve vontade de fazer conteúdos para a internet sobre livros. “Sempre tive vontade de falar sobre livros na internet, mas minha timidez e medo do julgamento me impediam de investir nisso. No final de 2020, conheci o TikTok e dentro dele havia pessoas que falavam sobre livros, o que hoje chamamos de BookTok, foi então que tomei coragem e comecei a postar em 2021”. A jovem relata que desde criança é apaixonada por livros e o primeiro livro que leu foi do Harry Potter, quando tinha apenas 4 anos de idade. A partir daí, a literatura se tornou presente em sua vida. “Leitura sempre foi algo que esteve em minha vida, então queria compartilhar sobre, mas nunca encontrei uma forma fácil de fazer isso. Foi então que conheci o TikTok, que na minha opinião, é o lugar que mais dá abertura para compartilhar seus gostos, [...]. Foi lá que me encontrei e amo o que eu faço e espero estar incentivando muitos outros na leitura.”

Bruna de Oliveira também fala sobre hábitos de leitura em seus vídeos. Foto: Arquivo Pessoal/Bruna de Oliveira

A estudante de Psicologia, Bruna de Oliveira, de 22 anos, já acompanhava os vídeos do BookTok e sempre gostou desse tipo de conteúdo. A jovem que começou a fazer vídeos no TikTok em abril desse ano, já conta com mais de 20 mil seguidores no aplicativo e diz que começou a gravar por incentivo de pessoas próximas a ela. “[Eu] tinha vergonha de fazer meus vídeos, então minha irmã mais nova, amigas e meu namorado me incentivaram muito a começar, quando as pessoas começaram a comentar e a ler o que eu indicava foi muito gratificante”. A estudante relata que “queria falar mais sobre livros, e o BookTok sempre me pareceu uma rede muito acolhedora, e é. As outras meninas que já fazem vídeos para lá sempre apoiam umas às outras e me deram uma super força”.

Segundo Gabriela Rainá, o BookTok é mais uma forma de incentivar a leitura. “Eu acompanho o Twitter e já vi várias pessoas ali falando que nunca tiveram vontade de ler nenhum livro, então começaram a passar vídeos do BookTok na for you que fez com que a pessoa tivesse vontade de conhecer a história”. Bruna de Oliveira, revela que as resenhas que os BookTokers fazem, desperta o interesse de quem está vendo o vídeo. “Fazemos resenhas de livros mais interativas e isso desperta o interesse do leitor, além de ter diversos gêneros para cada pessoa se identificar, também tento incentivar as pessoas a realmente soltar o celular e lerem”. Além disso, para Rainá, o mercado editorial tem crescido bastante com a ajuda desse tipo de conteúdo. “O mercado editorial cresceu muito depois que o BookTok surgiu. Muitos livros que não eram conhecidos ficaram super famosos depois de algum vídeo. Hoje, posso dizer que o BookTok é a maior aposta das editoras”, afirma.

A relação com os seguidores é algo que todo criador de conteúdo preza muito. Gabriela Rainá conta que apesar do hate que algumas pessoas jogam nos criadores de conteúdo, a grande maioria são incríveis, interagem, questionam e ficam curiosos sobre o conteúdo que ela posta, o que a deixa extremamente grata. A estudante também relata como são as lives que ela faz. “As lives também proporcionam uma maior aproximação com eles [os seguidores], porque é ali que geralmente vão te conhecer mais, descobrir que você não é só o que posta. Eu com certeza não seria nada sem eles. Se você é meu seguidor e está lendo isso, meu muito obrigado!”. Já Bruna de Oliveira, conta que tenta estar sempre próxima de seus seguidores. “Eu tento responder o máximo de pessoas possível, sempre me manter em uma relação próxima com eles, gosto de fazer sorteios por sentir que tenho que retribuir todo carinho que eles me dão”. A jovem ainda acrescenta que “quando leem algo que eu indico e vem conversar comigo é muito bom”.

Para finalizar, Rainá ainda indica uma obra de bastante sucesso na categoria do BookTok. ““Os Sete Maridos de Evelyn Hugo” ou qualquer outro da autora Taylor Jenkins Reid; ela tem uma escrita única que te prende do inicio ao fim. Vale ressaltar que o livro apresenta inúmeros gatilhos e uma classificação +16”. Já Oliveira, recomenda “Mentirosos”, de E. Lockhart. “Eu li “Mentirosos” influenciada pelo BookTok e eu gostei muito, é um livro de suspense que eu super recomendo”, conclui a estudante.





Confira o perfil no TikTok das nossas entrevistadas:


Bruna de Oliveira: @buoliveira_

Gabriela Rainá: @gabrielaraina


60 visualizações0 comentário
bottom of page