top of page
  • Foto do escritorThe C.A.R.O

Resenha Literária: “Manual de Assassinato Para Boas Garotas” é um suspense intrigante e viciante


livro manual de assassinato para boas garotas
"Manual de Assassinato Para Boas Garotas" é um livro que sabe como envolver o leitor na trama. (Foto: Vanessa Linhares)

Por Vanessa Linhares


Manual de Assassinato Para Boas Garotas é um livro de suspense e mistério, da autora Holly Jackson. Nascida no Reino Unido, a escritora se tornou best-seller do New York Times com esta obra. É formada na Universidade de Nottingham, onde estudou Linguística Literária e Escrita Criativa, e tem um mestrado em Língua Inglesa. Publicado em 2022, Manual de Assassinato Para Boas Garotas chegou ao Brasil através da editora Intrínseca e é o primeiro volume de uma trilogia que conta ainda com um livro extra.


Na trama, há cinco anos na pequena cidade de Little Kilton, a bela e popular Andie Bell, uma adolescente de 17 anos, desapareceu misteriosamente. Alguns dias depois, seu namorado, Sal Singh, se tornou o principal suspeito e se suicidou. Após a morte do rapaz, a polícia concluiu o caso e todos decretaram que Sal havia matado Andie. O caso chocou a cidade e a tragédia deixou marcas, desde as matérias tendenciosas da imprensa local até o ostracismo da família das vítimas. Qualquer um que chegar e perguntar: Quem matou Andie? Todos respondem sem duvidar: Sal matou Andie. Mas Pip, que está no último ano do ensino médio, não tem tanta certeza disso.

livro manual de assassinato para boas garotas
Um suspense bem construído e com excelentes personagens. (Foto: Vanessa Linhares)

Pip decide analisar o crime em seu projeto escolar de conclusão de curso e questionar alguns pontos da versão oficial, que para Pip não fazem sentido. Ela conheceu Sal quando criança e ele sempre foi muito gentil com ela, por isso, não fazia sentido Sal ter matado a namorada. Porém, quando a pesquisa revela segredos obscuros, ela percebe que se aproximar da verdade pode custar sua vida e de seus entes queridos. Nessa investigação obsessiva e repleta de reviravoltas, Pip começa a se questionar se ainda é uma boa garota, no fim das contas. Com a ajuda de Ravi, irmão mais novo de Sal, ela está disposta a tudo para fazer seu dever de casa, proteger quem ama e reescrever a história de sua cidade.


Manual de Assassinato Para Boas Garotas é um livro com uma narrativa fluida e muito bem escrita. A trama é intrigante, viciante e eletrizante. O mistério te envolve na história e quando você começa a ler, não quer parar até ver o desfecho e descobrir a verdade por trás do assassinato de Andie. Assim como Pip, você fica criando diversas teorias e suspeita de várias pessoas. Aliás, Pip é uma excelente protagonista. Ela é determinada, focada e vai a fundo na investigação, por mais que às vezes seja imprudente e coloque sua vida em perigo. Ela vai atrás de pistas e falhas que a polícia deixou passar e analisa a situação de um novo ponto de vista, descobrindo a verdadeira Andie que está por trás daquela imagem angelical que a mídia criou na época do crime.

manual de assassinato para boas garotas livro
A autora sabe como instigar o leitor, que se vê diante de um mistério muito bem construído. (Foto: Vanessa Linhares)

O livro ainda debate o sensacionalismo da mídia, o racismo – já que Sal e sua família são indianos e acabam sofrendo com isso, o bullying, o tráfico de drogas e as injustiças. Mesmo com esses temas mais sérios sendo abordados, a obra ainda consegue ser divertida e leve. O livro se divide entre a perspectiva da nossa protagonista, os seus diários de produção (anotações que ela faz sobre o projeto) e as entrevistas que Pip faz com os suspeitos e testemunhas. Assim, juntamente com ela, vamos montando esse grande quebra-cabeça. Ravi que aparece a principio como mais um entrevistado de Pip, se torna um grande aliado dela em busca de respostas. Os dois fazem uma ótima dupla e têm uma química surreal. Tanto que você acaba shippando eles, mesmo sem o livro focar no romance.


Manual de Assassinato Para Boas Garotas traz personagens interessantes e uma trama bem construída e desenvolvida. A autora sabe como construir um bom suspense e um bom mistério, que te mantêm preso do começo ao fim. Cheio de reviravoltas, a obra te faz querer investigar ao lado de Pip todas as mentiras, os segredos e as inconsistências que cercam o mistério sobre a morte de Andie Bell.

"Manual de Assassinato Para Boas Garotas" é um excelente livro para quem gosta de um suspense bem elaborado. (Foto: Vanessa Linhares)

10 visualizações0 comentário
bottom of page