top of page
  • Foto do escritorThe C.A.R.O

Resenha Literária: “É Assim Que Começa” traz a continuação do famoso “É Assim Que Acaba”


"É Assim Que Começa" é fofo, delicado e cativante. (Foto: Vanessa Linhares)

Por Vanessa Linhares


            É Assim Que Começa é um livro de romance e drama, escrito pela autora Collen Hoover e publicado pela editora Galera Record aqui no Brasil, em 2022. Hoover é conhecida por suas obras de romance e ficção para jovens adultos, e entre seus livros mais famosos estão Novembro 9, Verity e O Lado Feio do Amor. É Assim Que Começa é uma continuação de É Assim Que Acaba, publicado em 2018 e que fez um enorme sucesso, tanto que irá ganhar uma adaptação cinematográfica em breve.


            Na trama, Lily e seu ex-marido Ryle, estão se adaptando ao compartilhamento da guarda de Emerson, que está prestes a completar um ano de idade, quando Lily se reencontra casualmente com Atlas, seu primeiro amor. Depois de quase dois anos sem se verem, o tempo parece estar a favor deles e Lily aceita o convite para sair com Atlas. Entretanto, por mais que ela esteja empolgada com a possibilidade de voltar a ter uma relação com Atlas, Lily sabe que Ryle seria totalmente contra e poderia fazer da vida deles impossível, mesmo estando separados.


livro é assim que começa collen hoover
"É Assim Que Começa" é uma segunda chance para Lily e Atlas, mas dessa vez na 'hora certa'. (Foto: Vanessa Linhares)

            Alterando entre as perspectivas de Lily e Atlas, É Assim Que Começa inicia exatamente onde o epílogo terminou. O livro revela mais sobre o passado de Atlas e acompanha Lily enquanto ela abraça uma segunda chance ao amor verdadeiro, e navega sua relação com um ex-companheiro ciumento.


            Depois do hype que foi É Assim Que Acaba, muitos fãs começaram a pedir para Collen Hoover escrever uma continuação para a obra, mas dessa vez focando mais no Atlas, afinal, por mais que ele tivesse aparecido pouco no livro, era um personagem cativante que encantou a todos. E foi assim que surgiu É Assim Que Começa. Aqui conhecemos mais do Atlas e de seu passado difícil e traumático, e mais uma vez nos apaixonamos por ele. Ele parece ser tão perfeito mais tão perfeito, que só poderia ser personagem de livro mesmo.


A obra traz bons personagens e uma narrativa fluida. (Foto: Vanessa Linhares)

Doce, sensível, paciente, bem humorado e atencioso, Atlas reaparece na vida de Lily por acaso, mas por mais que este reencontro tenha sido casual, descobrimos que ele nunca deixou de pensar nela e sempre sonhou com o momento que eles voltariam a ficar juntos – mesmo após anos separados. Lily também nunca foi capaz de esquecer Atlas e a possibilidade de voltar a ficar com seu primeiro amor a deixou extremamente empolgada. Mas com um ex-marido tóxico, as coisas acabam ficando mais complicadas para ela, que passa a ter dúvidas sobre se entregar mais uma vez ao amor.


Ainda carregando os traumas do passado e de um relacionamento abusivo, Lily não consegue se entregar completamente ao que sente por Atlas. O medo do que Ryle pode fazer contra eles, a deixa em dúvida. E mais uma vez, a autora é bastante sensível ao tocar nesse tema. Aqui percebemos que mesmo que um relacionamento tóxico e violento acabe, ele ainda deixa marcas que demoram para cicatrizar. E Hoover consegue passar perfeitamente essa mensagem.


é assim que acaba e é assim que começa
O livro é um fanservice, trazendo o final que todos os românticos incuráveis queriam. (Foto: Vanessa Linhares)

Podemos inclusive comparar as relações de Lily – tem um trecho inclusive que a própria compara como cada situação com Ryle seria se ela tivesse passado com Atlas. O relacionamento dela com Atlas é algo saudável e doce, que faz bem para ambos. Já com Ryle, vimos no livro anterior, como era conturbado e como Lily precisava “andar em ovos” para lidar com ele, para não aborrecer Ryle e ele perder o controle. A duologia trata do tema da violência doméstica de forma delicada e empática, sem romantizar os personagens – por mais que eu ache que o final para Ryle poderia ser mais “duro”.


  É Assim Que Começa, assim como seu antecessor, traz uma leitura fluida e uma narrativa muito bem trabalhada. A obra toca em assuntos como abandono, traumas e violência doméstica de maneira sensível e delicada. É o tipo de livro que você começa a ler e não quer parar mais. Isso se deve muito aos seus protagonistas, Atlas e Lily, e também aos personagens secundários que chegaram nessa continuação e cativaram o leitor, como o Theo e o Josh, que vieram para somar. Para aqueles que estavam pedindo por um final feliz para Lily e Atlas, vai se emocionar com o fim deles e gostar bastante.


é assim que acaba e é assim que começa
"É Assim Que Começa" e "É Assim Que Acaba" traz uma história impactante e emocionante, que vale a pena acompanhar. (Foto: Vanessa Linhares)




Leia também:


9 visualizações0 comentário
bottom of page