top of page
  • Foto do escritorThe C.A.R.O

O fenômeno RBD e a Geração Rebelde

A novela e banda mexicana que ultrapassou fronteiras e se tornou um fenômeno mundial é lembrada até hoje, mesmo após há mais de uma década de seu fim

#RebeldeParaSiempre (Foto: Divulgação)

Por Vanessa Linhares


Na última segunda-feira (04), os fãs da telenovela mexicana Rebelde comemoraram o Dia Mundial do RBD. A trama que estreou no dia 04 de outubro de 2004 no México se tornou um sucesso em diversos países do mundo, colecionando vários prêmios ao longo de sua existência e marcando toda uma geração. A novela teen conta a história dos jovens estudantes do colégio Elite Way School, uma escola com sistema de internato e que é um dos melhores do país. Os adolescentes enfrentam os dramas típicos da idade como o primeiro amor, relacionamento com os pais, alcoolismo, bullying, distúrbios alimentares, etc. No meio disso tudo, ainda há a paixão pela música que une 6 jovens, formando a banda RBD com os protagonistas, Mia Colucci (Anahí), Miguel Arango (Alfonso Herrera), Roberta Pardo (Dulce Maria), Diego Bustamante (Christopher Uckermann), Lupita Fernandez (Maite Perroni) e Giovanni Mendéz (Christian Chávez). Nesse artigo, vamos falar sobre o fenômeno RBD e como a novela e a banda mexicana marcaram toda uma geração, sendo chamada até de “Geração Rebelde”.

Os alunos do Elite Way School. (Foto: Divulgação)

Quem era criança ou adolescente nos anos 2000, certamente acompanhou Rebelde pelo SBT. A telenovela estreou na emissora em agosto de 2005 e rapidamente se tornou um sucesso entre os jovens daquela época. Com um enredo que falava diretamente com o seu público-alvo, a trama ganhou milhares de fãs brasileiros. Nos anos em que a novela era exibida aqui no Brasil (entre agosto de 2005 e dezembro de 2006), todos queriam usar os acessórios e roupas que o sexteto usava, compravam CD’s, DVD’s, figurinhas, revistas, posters, bolsas, copos, etc. Aprender as coreografias então, era de lei, além, claro, de tentar aprender espanhol - só ouvindo as músicas, para acompanhar todas as entrevistas que a banda dava. Tudo isso marcou toda uma geração, que era apaixonada pelo RBD e que passou a ter um carinho imenso pelos 6 protagonistas.


Mesmo após o fim da novela, o grupo musical formado na trama ainda seguiu junto por mais 2 anos, lançando músicas inéditas, fazendo shows e até produzindo uma série chamada RBD – La Familia, que tem apenas uma temporada e foi lançada em 2007. Porém, em agosto de 2008, a banda anunciou o seu fim, que se despediu do público com uma linda turnê. A novela e a banda foram tão marcantes e viveram anos tão intensos com seus fãs, que mesmo depois de 17 anos de sua estreia, Rebelde ainda conta com milhões de fãs espalhados por todo o mundo.

A banda RBD conquistou milhões de fãs ao redor do mundo. (Foto: Divulgação)

Em dezembro do ano passado, o RBD se reuniu em uma live especial após 12 anos do seu fim. O show virtual que contou com a presença de 4 dos 6 integrantes, levou fãs do mundo inteiro ao delírio e alguns hits da banda ganharam um novo arranjo, mais moderno. Com a presença de Anahí, Maite Perroni, Christian Chávez e Christopher Uckermann, a reunião com o quarteto ainda rendeu uma canção inédita, intitulada de “Siempre He Estado Aqui”. Os artistas decidiram retomar o grupo para uma celebração, depois da disponibilização de seus álbuns nas plataformas digitais – uma demanda antiga dos fãs e deles mesmos. Por burocracias internas de compra e venda de gravadora, toda a discografia do RBD estava fora dos serviços de streaming e só existia ilegalmente na Internet.

A live que reuniu 4 dos 6 integrantes foi um sucesso e ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter por horas. (Foto: Divulgação)

No começo do ano, boatos sobre uma nova turnê internacional em 2022 ganharam as redes sociais, e em agosto, Chávez confirmou a informação em entrevista para a MTV Brasil, e ainda afirmou que Dulce Maria fará parte do projeto dessa vez, porém os novos shows, que passarão pelo Brasil, ainda não tem data definida. A declaração de Christian anima pela notícia de Dulce, mas deixa claro que Alfonso Herrera, não participará do reencontro, que está focado na atuação desde o fim do grupo. Outra novidade é que a Netflix está produzindo uma nova versão de Rebelde com atores da nova geração, dessa vez em formato de série, que terá canções famosas do nosso sexteto favorito e se passará no famoso Elite Way School.


Rebelde ainda tem um poder tão grande, que hoje, mesmo após 17 anos do seu lançamento, ainda estamos aqui falando sobre a novela e sobre a banda que marcou toda a nossa infância e adolescência. Mesmo depois de todos esses anos, ainda sentimos um carinho enorme pelos atores que deram vida aos protagonistas, ainda escutamos as músicas que marcaram a novela, ainda nos arriscamos nos passos de dança e ainda vibramos a cada possibilidade de volta do grupo. Acredito que Rebelde vai ficar para sempre em nossos corações e sempre lembraremos daquela época em que ficávamos parados em frente a TV esperando começar a novela com muito carinho e com um sentimento de nostalgia enorme. É como dizem, uma vez Rebelde, sempre Rebelde!


Vamos lá:

- Yo digo R, tu dices BD!

- R...

- BD!

-R...

-BD!

Uma vez Rebelde, sempre Rebelde! (Foto: Divulgação)

Rebelde = sucesso mundial. (Foto: Divulgação)

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page