top of page
  • Foto do escritorThe C.A.R.O

“Wonka” é um filme apaixonante, encantador e mágico

Prequel de A Fantástica Fábrica de Chocolate chegou aos cinemas no último dia 07


filme wonka
"Wonka" entrega magia e leveza com um filme que encanta a todos. (Foto: Divulgação/Warner Bros)

Por Vanessa Linhares


            Wonka é um filme de fantasia e musical, com direção de Paul King e roteiro de Simon Farnaby e King. O longa é um prelúdio de A Fantástica Fábrica de Chocolate, de 1971, que trazia Gene Wilder no papel de Willy Wonka. Aqui o chocolateiro mais famoso do cinema é interpretado por Timothée Chalamet. A Fantástica Fábrica de Chocolate é baseada no livro infantil de Roald Dahl, que além da adaptação dos anos 1970, ganhou também uma nova versão em 2005, com Johnny Deep, na pele do excêntrico doceiro. Wonka estreou nos cinemas brasileiros no dia 07 de dezembro de 2023 e permanece em cartaz.


            Na trama, o jovem Willy Wonka (Timothée Chalamet) sonha em ser um renomado chocolateiro e abrir sua loja de doces. Para isso, ele sai de sua terra natal em busca de realizar seu sonho. Ao chegar na Galeria Gourmet, o local onde vende os melhores chocolates do mundo, Wonka chama a atenção dos três maiores empresários de chocolate, que praticamente mandam na cidade. Vendo que Willy tem um talento especial para fazer os mais gostosos e diferentes chocolates, os três magnatas fazem de tudo para impedir que Willy se estabeleça na cidade e venda seus doces.


filme wonka
Timothée Chalamet interpreta um jovem, sonhador e esperançoso Willy Wonka. (Foto: Reprodução/Warner Bros)

            Além disso, ao se hospedar na pousada da Srta. Scrubit (Olivia Colman), o jovem cai em um golpe feito por ela e seu aliado (Tom Davis) e fica devendo 10 mil a ela. Para pagar a dívida, Willy terá que trabalhar na lavanderia do local por muitos anos.  Lá ele conhece outras pessoas que também foram vitimas do mesmo golpe, como o contador Ábaco (Jim Carter), o comediante Risadinha (Rich Fulcher), uma telefonista (Rakhee Thakrar) e uma mecânica (Natasha Rothwell). Além da órfã Noodle (Calah Lane), que foi abandonada na pousada quando era apenas uma bebê e se torna a fiel escudeira de Wonka. Com ajuda dos novos amigos, Willy elabora um plano para conseguir vender seus chocolates, ir embora da pensão e finalmente realizar seu sonho. Além da história de origem de Willy Wonka, também descobrimos como o chocolateiro conheceu os Oompa-Loompas (Hugh Grant).


            Wonka é um filme apaixonante, cativante e extremamente mágico. É o tipo de produção que te deixa encantado com cada detalhe. Sabe aquela produção que te enche os olhos e você se sente envolvido na trama? É Wonka. Nosso protagonista, interpretado brilhantemente por Timothée Chalamet, é muito bem desenvolvido e muito bem construído. Além disso, ele contém várias camadas, o que dá mais profundidade ao personagem. Chalamet estava incrível no papel e parecia que ele foi feito para interpretar a versão jovem de Willy Wonka. O ator brilhou nos números musicais e nos entregou ótimas performances, além de nos presentear com um protagonista carismático, cativante, divertido, esperançoso, mágico e do tipo heroico.


filme wonka
"Wonka" é um musical cheio de magia e encanto. (Foto: Reprodução/Warner Bros)

            Wonka é um prelúdio da adaptação cinematográfica de 1971 de A Fantástica Fábrica de Chocolate, então o longa traz algumas canções e alusões ao clássico da década de 1970. Wonka traz ainda referências aos musicais dos anos 1940 e 1950, como Cantando na Chuva. Para quem gosta de musicais, vai se apaixonar pela produção, já aqueles que não gostam tanto assim, pode achar o longa cansativo ou repetitivo, já que contém muitas músicas e danças coreografadas. Eu particularmente, fiquei encantada com as canções e me diverti muito (só uma música que achei meio chatinha), mas vai de pessoa para pessoa essa parte das performances musicais.


            Os vilões são caricatos e sem escrúpulos, como Slugworth (Paterson Joseph), líder do trio de empresários do chocolate, que faz de tudo para que Wonka não venda seus doces e assim, ganhe mais dinheiro e clientes que ele – além de tornar o chocolate mais acessível. A dona da pensão, interpretada por Olivia Colman, também é perversa e faz várias atrocidades, se aliando ao trio. Alguns personagens secundários também são relevantes para a história. Destaque para Calah Lane, que interpreta a órfã Noodle. Ao lado de Wonka, ela cativa o espectador. É uma menina doce, mas sem esperanças. Porém, quando o jovem doceiro chega à pousada com seus chocolates mágicos, a garota volta a sentir esperança e determinação em sair daquele lugar em que vive. É uma personagem fácil de se apegar e você começa a torcer para que ela saia daquela situação.


filme wonka
Noodle e Wonka fazem uma maravilhosa dupla. Impossível não se encantar por eles. (Foto: Reprodução/Warner Bros)

            Wonka traz cor e magia para as telonas, fazendo você ficar vidrado em cada detalhe. Com um final emocionante, a trama é muito bem contada e os personagens são cativantes, com destaque para nosso protagonista e para Noodle. Com um elenco bem entrosado, o filme se destaca por mostrar uma história de origem tão encantadora e mágica, além de trazer pequenas críticas a corrupção na polícia e na igreja, mostrar um pouco das dificuldades da classe trabalhadora e a ganancia das grandes empresas. Wonka ainda traz um sentimento de nostalgia, ao mostrar a história de origem de um personagem já conhecido, mesmo que com uma personalidade mais doce do que os anteriores. Nesse final de ano, Wonka se torna a produção que todos adoram ver nessa época: algo leve, divertido e muito gostosinho de se ver. É o tipo de filme que agrada desde os mais novos, até os mais velhos e que vale muito a pena assistir nos cinemas!


wonka
"Wonka" é sem dúvidas uma boa surpresa para este fim de ano. (Foto: Reprodução/Warner Bros)

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page