Resenha Literária:“A Casa dos Pesadelos” mostra como os traumas causados na infância crescem conosco
- The C.A.R.O
- 14 de jun. de 2021
- 2 min de leitura

Por Vanessa Linhares
O livro “A Casa dos Pesadelos” (2018) é uma obra de suspense do escritor, roteirista e cineasta brasileiro Marcos DeBrito. O autor é conhecido por seu romance “A Sombra da Lua”, que foi indicado ao Jabuti de Literatura em 2013, e também por seu filme “Condado Macabro”, que ganhou dois prêmios de melhor filme de 2015 nas premiações de MAC Horror Festival e FANTASPOA. DeBrito também é escritor de “O Escravo de Capela”, livro de terror bastante conhecido entre os fãs.
Em “A Casa dos Pesadelos”, nós vamos nos deparar com os traumas que são provocados na infância e que nos acompanham durante boa parte de nossas vidas. Tiago, um adolescente de 16 anos, passou por algo terrível quando tinha apenas 6 anos de idade, que o deixou retraído, quieto e antissocial. O jovem tem certeza absoluta que há dez anos, viu uma assombração horripilante, na casa de sua avó, que o assustou profundamente e deixou marcas em sua vida.

Entretanto, após sua mãe insistir muito, Tiago volta para a casa de sua avó depois de dez anos, para passar alguns dias. O adolescente tenta provar a si mesmo que o lar da idosa não tem nada demais, que o monstro que tanto o assustou não passava de um pesadelo, de “coisa de criança”. Porém, os mistérios que rondam a casa, a avó e o seu avô já falecido o faz pensar que algo muito estranho acontece naquela residência e que seu irmão mais novo Bruno, de apenas 6 anos de idade, corre perigo.
De uma maneira envolvente, o autor nos prende na história, fazendo-nos tentar descobrir junto com o protagonista o que é essa assombração e porque só de lembrar, Tiago já estremece. O livro tem capítulos que voltam no tempo, para a época que o jovem era apenas uma criança, para o leitor entender melhor sobre o fantasma que mora nos pensamentos dele até hoje. A obra contém ilustrações que a deixam ainda mais completa, fazendo o leitor imaginar cada detalhe da história.

O mais interessante do livro é que ele nos mostra que o mal pode estar mais perto do que você imagina, que coisas que parecem inofensivas, podem na verdade serem extremamente perigosas. Com um final surpreendente, “A Casa dos Pesadelos” é um suspense brasileiro que vale a pena ler!
Comments