top of page
Foto do escritorThe C.A.R.O

Resenha Literária: “A Última Festa” e as amizades de longa data

Será que amizades antigas é sinal de amizades verdadeiras?


Livro A Última Festa
"A Última Festa" é um livro de mistério e suspense com um final bem construído. (Foto: Vanessa Linhares)

Por Vanessa Linhares


A Última Festa é um livro do gênero de suspense, mistério e policial da autora Lucy Foley, lançado em 2020 pela editora Intrínseca. A obra marca a estreia de Foley na literatura de suspense, após a publicação de três romances históricos, que foram traduzidos para dezesseis idiomas.


O livro conta a história de um grupo de amigos que foram passar o réveillon em um lugar paradisíaco e isolado na Escócia. Katie e Miranda são amigas desde crianças e quando entraram para a faculdade, seu círculo de amigos aumentou, passando a contar com Mark, Nick, Samira, Julien, Giles e mais tarde com Bo e Emma, que se casou com Mark e entrou por último no grupo. Todo final de ano, os nove amigos se encontram para comemorar juntos a virada de ano e dessa vez, Emma ficou responsável por organizar a viagem. Determinada que tudo ocorra de forma perfeita, Emma se empenha para que nada atrapalhe a reunião dos amigos.


Porém, pequenos desentendimentos começam já no trem, antes mesmo de chegar na propriedade que foi feita a reserva. Ao chegar na cidade que fica no Alto das Terras escocesas, o grupo é recebido pelo guarda-caça, Doug, um homem misterioso que trabalha no hotel onde vão se hospedar. Já na propriedade, encontram com Heather, atendente e responsável pelo lugar. Heather é uma mulher marcada por um passado cheio de tristeza, que decidiu trabalhar lá para se isolar do mundo. O grupo descobre então, que eles não serão os únicos hóspedes e que há mais um casal se hospedando naquele local.


Na festa de ano novo, os amigos querem só curtir e beber champanhe, mas o clima que era para ser amigável e nostálgico passa a ficar meio constrangedor após algumas brincadeiras e eles se dão conta que não têm mais nada em comum, apesar de mais de uma década de amizade. No dia seguinte, uma pessoa é encontrada morta e tudo indica que foi um homicídio, mas uma nevasca impede a vinda da polícia. Ninguém pode entrar. Ninguém pode sair. O que significa que o assassino está entre eles.

O que era para ser uma viagem divertida entre amigos acaba com uma pessoa assassinada. (Foto: Vanessa Linhares

A Última Festa é contada a partir de flashbacks e sob a perspectiva de cinco personagens, Katie, Miranda, Emma, Doug e Heather, deixando o leitor conhecer cada um sob visões diferentes. Alternando entre passado e presente, a história tem um enredo bem interessante. Por ter vários personagens, o começo é um pouco confuso, mas nada que atrapalhe a leitura. A obra foca nos dramas pessoais vividos pelos personagens, por isso, não tem aquele ritmo frenético de investigação, onde a cada capitulo, você descobre algo sobre o crime.


O livro não conta de início quem é a vítima, o que torna mais difícil descobrir quem é o assassino. Mas ao dar dicas sobre a personalidade de cada um, você logo consegue identificar quem foi assassinado. E sobre o assassino, você desconfia de todos, afinal todos são suspeitos e parecem ter segredos que querem esconder.


A obra toca em assuntos como amizades tóxicas, stalker e no quão difícil é você se afastar de pessoas que não tem mais nada a ver com você e que te fazem mal, mas pelo fato de estarem há muito tempo na sua vida ou pelo costume, você continua com elas. A Última Festa tem um ritmo lento e uma leitura um pouco cansativa em alguns momentos, mas que te prende pelo mistério da vítima/assassino e pela construção dos personagens. A trama e o final são bem construídos e é uma boa opção para quem gosta do gênero.


A Última Festa ainda planta no leitor a semente da dúvida: será que velhos amigos são sempre os melhores amigos?

12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page