top of page
  • Foto do escritorThe C.A.R.O

Resenha Literária: “Te Devo Uma”, um romance que começa através de um favor


"Te Devo Uma" é um romance fofo, divertido e leve. Foto: Vanessa Linhares

Por Vanessa Linhares


O livro “Te Devo Uma” (2019) é uma obra de romance, da autora Sophie Kinsella, conhecida por seus romances leves e descontraídos, como “Minha Vida (não tão) Perfeita”, “Menina Vinte” e “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom”, que teve seu primeiro volume adaptado para os cinemas em 2009, com a atriz Isla Fisher no papel principal.

O livro conta a história de Fixie. Na verdade, esse não é nem seu nome verdadeiro, mas ela ganhou esse apelido por causa de uma mania que ela tem: Fixie é obcecada por tentar arrumar tudo! E isso vai desde objetos a situações ou pessoas. A jovem de 27 anos já teve seu próprio negócio, algo que ela gostava de verdade: um buffet. Mas por conta de alguns problemas financeiros, teve que fechar e começar a trabalhar na loja de sua família. Lá vendem de tudo e Fixie aprendeu tudo sobre o estabelecimento com sua mãe, que está a frente do negócio desde que seu pai faleceu.

A protagonista tem um crush em Ryan, o amigo de seu irmão Jake, desde a adolescência, mas nunca teve nada sério com ele. Quando descobre que Ryan, que estava em Hollywood, vai voltar para o Reino Unido se enche de esperanças. O problema é que o cara é um babaca, mas Fixie insiste em querer ficar com ele.

A obra traz ensinamentos importantes sobre insegurança. Foto: Vanessa Linhares

Tudo muda quando sua mãe decide se afastar dos negócios por um tempo por problemas de saúde e Fixie e seus irmãos ficam a frente do estabelecimento, com a ajuda de seu tio. A partir daí sua vida vira de cabeça para baixo. Seu irmão mais velho Jake, que se acha superior, quer transformar o negócio em um empório para ricos, Nicole, sua irmã do meio, é totalmente distraída, está numa fase zen e por isso, quer dar aulas de ioga na loja e seu tio, além de machista, só quer saber de pegar as coisas de graça no comércio.

Um pouco antes de sua mãe ficar doente, Fixie salva o computador de um empresário em uma lanchonete. Sebastian, dono do laptop, fica tão agradecido que diz a jovem que lhe deve uma, que quando ela precisar de um favor, está disposto a ajudar. Logo depois de sua mãe viajar para se afastar dos negócios, Ryan, o amigo babaca de Jake, precisa de um emprego, a moça resolve então ir cobrar o favor, pedindo um trabalho para o “amado”. O bom é que com a ajuda de Sebastian, Fixie descobre quem é o verdadeiro Ryan. A partir de então, surge uma série de troca de favores entre os dois, fazendo-os se aproximar cada vez mais.

A autora consegue nos fazer mergulhar na história e torcer o tempo todo pelo romance com o Sebastian, além de querer dar um chacoalhão em Fixie para ela parar de dizer sim a todos, falar suas próprias ideias sobre a loja e parar de se sentir inferior a Jake. Aliás, o Jake é o típico personagem que você odeia o livro todo, mas no final, depois de algumas mudanças, você até começa a gostar dele. A obra também tem ótimos ensinamentos sobre inseguranças e família, mas tudo de uma forma leve e descontraída, marca registrada de Kinsella.

“Te Devo Uma” nos faz pensar sobre todas as coisas que gostaríamos de falar ou fazer e que talvez por medo ou insegurança não fazemos. Além disso, deixa o nosso coração quentinho com a possibilidade de surgir um amor inesperado. O livro é divertido, leve e envolvente, uma ótima opção para quem gosta de romance, mas não dispensa uma comédia.

O livro de Kinsella é perfeito para quem gosta desse gênero de literatura. Foto: Vanessa Linhares





13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page