top of page
  • Foto do escritorThe C.A.R.O

Resenha Literária: “Teto Para Dois” é um romance divertido que vai além dos clichês


"Teto Para Dois" também toca em assuntos sensíveis que faz a gente refletir e se emocionar. (Foto: Vanessa Linhares)

Por Vanessa Linhares


“Teto Para Dois”, da jovem escritora Beth O’Leary, é uma obra de romance, lançada em 2019 pela editora Intrínseca, que tem conquistado bastante leitores que gostam desse gênero literário. O livro traz uma divertida e inusitada história sobre dois jovens adultos que passam a dividir um apartamento (e uma cama!) sem nunca terem se visto antes. Além disso, o livro toca em temas importantes, como relação abusiva.

“Teto Para Dois” conta a história de Tiffy, uma bela moça alta, extrovertida e criativa, que precisa urgentemente de um apartamento para morar. Decidida a deixar o apartamento do ex-namorado, após mais um término repentino, Tiffy precisa de um novo lugar para ficar, mas ela quer um local que seja bom e que caiba em seu orçamento. Leon é gentil, doce e introvertido, e precisa de um dinheiro extra, então decide alugar seu apartamento. Mas tem um detalhe: a cama teria que ser compartilhada. Após ver o anúncio da locação do apartamento de Leon, Tiffy decide entrar em contato, afinal, apesar da cama ser compartilhada, os dois nunca se veriam, já que Leon trabalha como enfermeiro no turno da noite e Tiffy trabalha no editorial de dia.

Mesmo sem se verem, o acordo é fechado entre dois, ficando assim: Tiffy fica no apartamento durante o período da noite e nos fins de semana, e Leon fica durante o dia. Porém, como dividem o apartamento, eles precisam conversar sobre coisas relacionadas ao imóvel, então eles começam a se comunicar através de post-its espalhados pela casa. A partir daí uma amizade inesperada surge, até o dia em que se encontram pessoalmente, de uma maneira bem atrapalhada e engraçada, fazendo um pensar no outro de uma forma amorosa.

A obra é um romance fofo. (Foto: Vanessa Linhares)

O livro toca em assuntos sensíveis, como o relacionamento abusivo que Tiffy tinha com seu ex-namorado, Justin. De uma forma bastante didática, a obra deixa em evidência, que na maioria das vezes a vitima não percebe que vive uma relação tóxica. Junto com a protagonista, vamos descobrindo as manipulações e como Justin fazia Tiffy se sentir sempre culpada, além de nos mostrar os gatilhos e marcas que esse namoro deixou nela. Já com o irmão de Leon, Richie, vemos o sofrimento de uma injustiça cometida, fazendo aflorar nosso lado de senso de justiça.

A evolução da relação de Tiffy e Leon é fofa e divertida, o que nos deixa sempre torcendo para o casal ficar junto. É uma leitura fluida, que faz a gente devorar cada capítulo rapidamente. A obra é narrada em primeira pessoa, mostrando o ponto de vista dos protagonistas, Tiffy e Leon, fazendo a gente se sentir mais próximos deles. Os personagens secundários dividem momentos interessantes com os dois - os melhores amigos de Tiffy, Mo, Gerty e Rachel, os pacientes e o irmão de Leon, Richie, são as peças chave para a história andar. Ainda que precise dos protagonistas, é sempre legal ver que os coadjuvantes existam para além da história do casal.

“Teto Para Dois” é o tipo de comédia romântica que deixa seu coração quentinho, que te faz querer encontrar alguém e ter um romance tão fofo quanto o de Leon e Tiffy. Mostra um amadurecimento dos personagens incrível, além de tocar em temas sensíveis, que nos emocionam. O livro é uma excelente opção para todos os amantes de romance contemporâneo.

"Teto Para Dois" é uma ótima opção para quem gosta desse gênero literário. (Foto: Vanessa Linhares)

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page