top of page
  • Foto do escritorThe C.A.R.O

Resenha Literária: “É Assim Que Acaba” aborda a violência doméstica de forma sensível e empática


livro é assim que acaba
"É Assim Que Acaba" é uma obra que te faz mergulhar na vida da protagonista e se emocionar. (Foto: Vanessa Linhares)

Por Vanessa Linhares


É Assim Que Acaba é um livro de romance e drama, escrito pela autora Collen Hoover e publicado pela editora Galera Record aqui no Brasil, em 2018. Hoover é conhecida por suas obras de romance e ficção para jovens adultos, e entre seus livros mais famosos estão Novembro 9, Verity e O Lado Feio do Amor.


É Assim Que Acaba narra a história de Lily, uma jovem que se mudou do Maine para Boston, formada em Marketing e que abriu uma floricultura recentemente. Sua vida nunca foi fácil, ela teve uma infância e adolescência difíceis e sempre teve que correr atrás dos seus sonhos. Aos 15 anos, Lily conheceu um garoto chamado Atlas que morava na casa abandonada ao lado, logo, os dois se aproximaram e se apaixonaram, mas a vida os separou e nunca mais voltaram a se ver.

livro é assim que acaba
É um livro muito sensível. (Foto: Vanessa Linhares)

Em Boston, ela conhece o neurocirurgião Ryle, logo se encanta pelo jeito brilhante e confiante do jovem médico, mas ele não quer ter um relacionamento no momento. Porém, quando Lily conhece sua nova melhor amiga Allysa, meses depois de seu encontro com Ryle, descobre que ele é irmão de Ally, então os dois acabam se aproximando e começam uma relação. Mas quando Lily reencontra seu primeiro amor, Atlas, seus sentimentos ficam confusos e sua relação com Ryle começa a ficar um tanto quanto perturbada.


A obra te prende e te envolve desde as primeiras páginas. Narrado em primeira pessoa, conhecemos aos poucos a história de Lily por sua perspectiva adulta, que às vezes se alterna para sua versão de 15 anos, por meio de seus diários. Dessa forma, vamos descobrindo os acontecimentos que a moldaram e como foi sua relação com Atlas, enquanto acompanhamos o início de seu romance com Ryle, que é do tipo arrebatador e com muita paixão.

resenha do livro é assim que acaba
A leitura te envolve e você não consegue parar de ler. (Foto: Vanessa Linhares)

Lily é uma personagem muito forte, que viu o quanto seu pai era violento com sua mãe e jurou a si mesma que nunca passaria por uma situação dessa. Porém, quando as coisas com Ryle começam a tomar um rumo inesperado, ela acaba compreendendo melhor como sua mãe se sentia.


É Assim Que Acaba traz Lily em um profundo conflito emocional, fazendo-a questionar tudo que ela sabia sobre si, a vida e os próprios pais. Vivemos com a protagonista suas agonias, seus medos e suas angústias e acima de tudo, a compreendemos. Ao nos colocarmos na pele de Lily, ficamos mais perto de entender outras pessoas em situações semelhantes e nos afastamos um pouco dos julgamentos.


Para a autora Collen Hoover, esse é um livro extremamente pessoal – quem ler a nota final, vai entender o por quê. Hoover aborda as relações tóxicas e a violência doméstica de forma extremamente sensível e empática. Algumas passagens são difíceis de ler, você acaba se colocando na pele da protagonista e é impossível não se emocionar. O final é lindo, muito bem construído e também te faz chorar muito. É Assim Que Acaba traz, acima de tudo, verdade no que é contado, sem romantizar os personagens e as relações abusivas, o que faz do livro tão verdadeiro e impactante.

livro é assim que acaba
Um livro impactante, que te prende e te faz chorar. (Foto: Vanessa Linhares)

27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page