1ª temporada de “Refúgio” entrega muito mistério e suspense
- The C.A.R.O
- 2 de out. de 2023
- 3 min de leitura
A adaptação é baseada na obra do autor Harlan Coben

Por Vanessa Linhares
Refúgio é uma série de mistério, suspense e drama adolescente, original da Amazon Prime Video. Com direção de Edward Ornelas, Christina Choe, Deborah Kampmeier e Patricia Cardoso, a produção é baseada no livro de mesmo nome de Harlan Coben, que também é um dos roteiristas da série, ao lado de Charlotte Coben. Refúgio estreou no streaming no dia 18 de agosto de 2023, com os três primeiros episódios e com o restante sendo disponibilizado semanalmente. O último episódio dessa 1ª temporada foi lançado no dia 21 de setembro de 2023.
Na trama, Mickey Bolitar (Jaden Michael) se muda para uma pequena cidade em Nova Jersey para morar com a tia Shira (Constance Zimmer), após um trágico acidente tirar a vida de seu pai e sua mãe ir para uma clínica de reabilitação por causa da depressão. No primeiro dia de aula, ele conhece Ashley (Samantha Bugliaro) e logo se interessa por ela, mas a jovem desaparece no dia seguinte. Com a ajuda de seus novos amigos, Colherada (Adrian Greensmith) e Ema (Abby Corrigan), Mickey inicia uma investigação perigosa, que o leva a um mistério chocante, envolvendo crianças desaparecidas. Com as descobertas, o jovem passa a acreditar que o acidente que matou seu pai pode estar de alguma forma ligado a esse mistério.

Refúgio é uma série que sabe como envolver o espectador na sua trama. Todo esse mistério e suspense, deixa o público intrigado a descobrir mais. No começo, pode parecer confuso, já que a produção não tem apenas um mistério, mas vários. A morte do pai do protagonista, o desaparecimento da Ashley e a senhora esquisita apelidada de Dona Morcega (Tovah Feldshuh), que mora em uma casa velha, são alguns dos mistérios que deixam quem está assistindo atento a todos os detalhes. Com o passar dos episódios, você vai entendendo melhor a história e tudo vai se encaixando. Todos esses mistérios parecem estar interligados de alguma forma e é isso que aguça mais ainda a curiosidade do espectador. Além disso, a série também toca em assuntos como o luto, o racismo e a depressão de maneira sutil e sensível.

Mickey é um personagem interessante e mesmo sem querer ele se vê envolvido em um emaranhado de segredos. Ao lado de Ema e Colherada, Mickey forma um trio dinâmico e inteligente. Mesmo com personalidades diferentes, os três têm um entrosamento fascinante e isso deixa o público apegado ao trio. Isso se deve também a boa atuação dos atores, que souberam como conduzir seus personagens. Rachel (Sage Linder) também é uma boa surpresa – fugindo totalmente do estereótipo de que a líder de torcida popular é sempre babaca. Ela também é uma boa amiga e quando se junta ao trio, forma uma ótima equipe.
Refúgio sabe ainda como se aprofundar em seus personagens principais e cada um tem uma camada mais profunda, interessantes de se ver. A série também é eficaz em construir um bom roteiro, desenvolvendo bem a história e seus personagens. A produção tem um ótimo mistério, mas também tem um bom drama adolescente, típico desse tipo de série. Refúgio é uma excelente surpresa, principalmente para quem vai assistir sem muitas expectativas. É uma série que sabe te prender e querer descobrir mais sobre todos os mistérios que envolvem a trama. O final teve algumas questões sem respostas, mas deixou em aberto para uma possível segunda temporada, que provavelmente serviria para esclarecer essas pontas soltas. A Amazon Prime Video ainda não confirmou um segundo ano para a série, mas vamos torcer para que tenha uma continuidade.

Comments