top of page
  • Foto do escritorThe C.A.R.O

Amy Adams brilha em “Desencantada”, mas filme não tem a mesma magia do primeiro

Após 15 anos de “Encantada”, a continuação da história da princesa Giselle chega sem a magia que encantou a todos em 2007

filme desencantada
"Desencantada" diverte, mas não encanta como o longa original de 2007. (Foto: Divulgação/Disney+)

Por Vanessa Linhares


Desencantada é um filme de fantasia e musical, original do Disney +. Com direção de Adam Shankman e roteiro de David N. Weiss, J. David Stem, Richard LaGravenese, Jessie Nelson, Scott Neustadter e Michael H. Weber, o longa estreou no streaming no dia 18 de novembro de 2022. A produção é a sequência de Encantada, lançado em 2007, e traz de volta os atores do primeiro filme: Amy Adams, Patrick Dempsey, James Marsden e Idina Menzel.


Na trama, a princesa de Andalásia, Giselle (Amy Adams), já está casada com o advogado Robert (Patrick Dempsey) há cerca de 10 anos e vivem juntos desde então na cidade de Nova York com Morgan (Gabriella Baldacchino) - filha de Robert, que agora já é adolescente. Se sentindo desiludida com a vida na cidade grande, passando pela fase de adolescente rebelde de Morgan e pelo estresse de ter um bebê, Giselle e Robert decidem se mudar para o subúrbio, para uma pequena cidade chamada Monroeville. Mesmo em um lugar que lembra seu reino, Giselle se sente mais deslocada do que nunca e vive em busca do seu “felizes para sempre”.

filme desencantada
Depois de anos morando em Nova York, Giselle e Robert se mudam para uma cidade pequena, em busca de um final feliz. (Foto: Reprodução/Disney+)

Decidida a viver a vida de contos de fadas que vivia em sua terra natal, Giselle recorre a magia e usa a varinha dos desejos, presente dado por seus amigos de Andalásia, Edward (James Marsden) e Nancy (Idina Menzel), para finalmente ter a vida feliz que tanto quer para ela e sua família. Porém, o feitiço sai de controle, torna toda a cidade mágica e Giselle corre o risco de se tornar a madrasta má. Para evitar que se torne a vilã do seu próprio conto de fadas, a princesa precisa correr contra o tempo e desfazer o feitiço.


Desencantada é um filme que começa bem, mostrando como está a vida de Giselle e Robert depois do “felizes para sempre” e os desafios de serem pais de uma bebê e de uma adolescente rebelde. O primeiro ato do filme é muito convidativo, temos os personagens do primeiro filme de volta, e aquela sensação descontraída e de nostalgia é passada aqui. Porém, a trama não tem aquela magia que Encantada tinha e que conquistou a todos na época. O que mostra que a sequência foi desnecessária. A história é batida, o que torna alguns momentos totalmente previsíveis e os musicais são facilmente esquecíveis.

desencantada amy adams
Após o feitiço dar errado, Giselle se divide entre o bem e o mal. (Foto: Reprodução/Disney+)

O que sustenta o filme é a atriz Amy Adams, que mais uma vez brilha no papel de Giselle, com todo seu carisma e talento. Sua personagem é o grande destaque, é o que nos faz querer ver até o final e sua dualidade entre o bem e o mal, deixa o telespectador interessado. Mas tirando isso, não há mais nada que chame a atenção. O personagem de Patrick Dempsey está totalmente apagado nesse filme e a química que ele teve com Adams em 2007 também foi deixada de lado. Até mesmo James Marsden que teve um papel importante no primeiro longa, foi reduzido a um alívio cômico. Idina Menzel volta bem a seu personagem – principalmente em sua performance musical, mas tem pouco tempo de tela. Já Maya Rudolph, que interpreta a vilã, parece interessante, mas suas motivações e desenvolvimento foram muito fracos e rasos.


Desencantada tinha muito potencial para ser tão bom quanto Encantada foi, mas chegou ao streaming com um roteiro fraco e não conseguiu trazer a magia do filme original. Apesar de passar uma mensagem bacana, que a vida perfeita não existe, a produção diverte, mas não encanta. Um longa que chegou tarde demais, que se sustenta apenas pelo brilho e carisma de Amy Adams e pela nostalgia.

desencantada filme disney plus
A vida perfeita não existe e tá tudo bem, Giselle. (Foto: Reprodução/Disney+)

16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page