top of page
  • Foto do escritorThe C.A.R.O

“Barbie” diverte, debocha, emociona e ainda traz boas críticas sociais

Filme baseado na boneca mais famosa do mundo vai além do mundinho cor-de-rosa e nos faz refletir sobre a sociedade

filme da barbie 2023
O live-action da Barbie causou grande euforia e já é um sucesso de bilheteria. (Foto: Divulgação/Warner Bros)

Por Vanessa Linhares


Barbie é um filme de comédia, fantasia e drama, baseado na boneca mais famosa do mundo, a Barbie da empresa Mattel. Lançado nos cinemas no dia 20 de julho de 2023, o longa tem direção de Greta Gerwig, que além de dirigir, também assina o roteiro ao lado de Noah Baumbach. Um dos filmes mais aguardados do ano (se não, o mais), tem como protagonista a atriz Margot Robbie, que também é uma das produtoras da obra. Com distribuição da Warner Bros., a produção segue em cartaz nos cinemas de todo o país.

Barbie Margot Robbie
O filme da Barbie se tornou um evento. (Foto: Reprodução/Warner Bros)

Na trama, a Barbie original/estereotipada (Margot Robbie) vive feliz na Barbielândia com suas amigas Barbies e os bonecos Kens, fazendo coisas divertidas todos os dias e tendo a certeza de que sua invenção mudou a vida de todas as garotas do mundo real. No entanto, pensamentos sobre a morte e mudanças de comportamentos, a fazem entrar em crise e dar “defeito”.


Determinada a mudar isso e voltar a ter a vida perfeita, Barbie precisa ir até o mundo real e descobrir o quê (ou quem) está fazendo isso com ela. Seu namorado Ken (Ryan Gosling) a acompanha nessa jornada, mas ao chegar lá, ele descobre o patriarcado. Já Barbie, percebe que o universo dos humanos é totalmente diferente do das bonecas e que sua invenção não foi capaz de mudar a vida das mulheres.

barbie e ken
Ryan Gosling e Margot Robbie dão vida aos bonecos protagonistas. (Foto: Reprodução/Warner Bros)

Barbie é um filme divertidíssimo. Criativo, conceitual e debochado, o longa se utiliza do bom-humor para fazer críticas reais sobre a sociedade. O patriarcado, o capitalismo, o machismo, as dificuldades em ser mulher e até mesmo o assédio é retratado no longa. E apesar de ser um filme leve, a diretora não é nada sutil ao fazer essas críticas. A produção também se utiliza da metalinguagem e conseguimos observar críticas sobre a própria Barbie, como por exemplo, o impacto que a boneca teve em diversas gerações, onde o corpo e a beleza inalcançáveis, atingiram meninas de todo o mundo a buscar um padrão de beleza quase impossível, impactando direto em suas auto estimas. Padrão esse, que a Mattel procurou mudar ao longo das décadas, trazendo mais diversidade e representatividade às bonecas.

barbie 2023 filme
É um filme que nos leva de volta à infância, ao mesmo tempo que nos gera gargalhadas e emociona. (Foto: Reprodução/Warner Bros)

Barbie também é nostálgico e faz diversas referências ao mundo dos brinquedos. A cenografia é impecável e nos faz mergulhar no universo Barbie. A Barbielândia é composta por casas sem todas as paredes, carros rosas, escovas de cabelo grandes, e um mundo inteiro cor-de-rosa. Exatamente como milhares de meninas (e meninos) brincavam quando criança. Há referências também às Barbies que saíram de linha, à forma como as crianças brincam com as bonecas e também existem referências a outros filmes famosos, como Grease e 2001: Uma Odisseia no Espaço. O figurino é belíssimo e condiz com o que é proposto. A trilha sonora é um show a parte, excelente. Quem não saiu do cinema com a música original “I’m Just Ken”, interpretada pelo Ryan Gosling, na cabeça, certamente assistiu ao filme errado (risos).

ryan gosling como ken no filme da barbie
Ryan Gosling entregou tudo com essa performance de "I'm Just Ken". (Foto: Reprodução/Warner Bros)

Margot Robbie foi a escolha perfeita para interpretar a Barbie. Além de ser fisicamente parecida com a boneca, a atriz tem muito carisma e ela transmite isso para a personagem, sem contar toda a ingenuidade que a Barbie tem. Gosling também está perfeito no papel do Ken principal. Ele tem carisma, uma atuação expressiva e um timing cômico excelente. Sua crise existencial e sensação de não ser ninguém, envolve o espectador no seu arco, mesmo ele não tomando as melhores decisões após ir para o mundo real e voltar querendo estabelecer o patriarcado na Barbielândia. Parece que Robbie e Gosling nasceram para interpretarem a Barbie e o Ken, de tão bons que estão em seus respectivos papéis. Os demais personagens também são bons e divertidos, com destaque para Simu Liu, que interpreta o outro Ken, rival do Ken do Gosling, Michael Cera, que faz o boneco Alan e America Ferrera, no papel da Gloria, uma humana com problemas com a filha adolescente.

barbie filme 2023
Barbie e as outras Barbies. (Foto: Reprodução/Warner Bros)

Barbie tem uma classificação indicativa para maiores de 12 anos e pode ser visto tanto por homens, quanto mulheres. Mas é um filme que atinge as mulheres de uma forma diferente. Só no discurso que a Gloria faz em uma cena especifica, já nos impacta de uma forma diferente, porque sabemos exatamente o que significa. Com um final emocionante, Barbie é aquele filme necessário, que diverte, nos faz refletir, dá voz as mulheres e traz ótimas críticas sociais. Pode não ter o melhor roteiro do mundo, mas soube exatamente como conduzir a história para se manter interessante até o fim.

filme barbie
"Barbie" segue nos cinemas, então bora se vestir de rosa e ir com as amigas, mães, sobrinhas, tias, etc, assistir esses ícones! (Foto: Reprodução/Warner Bros)

16 visualizações0 comentário

Komentarze


bottom of page