“Batman”: novo filme do herói traz seu lado detetive à tona, ação e excelentes atuações
- The C.A.R.O
- 21 de mar. de 2022
- 3 min de leitura
O Batman do Robert Pattinson chegou aos cinemas no começo do mês e está fazendo muito sucesso com o público

Por Vanessa Linhares
Batman (The Batman, no original) é um filme de ação, drama e investigação policial, que conta a história de um dos heróis mais populares e queridos das histórias em quadrinhos da DC, o Batman. Com direção de Matt Reeves, o longa chegou aos cinemas de todo o país no dia 03 de março de 2022 e está sendo um grande sucesso de bilheteria. Nesse filme do Batman, quem dá vida ao novo cavaleiro das trevas, é o ator Robert Pattinson, conhecido por seus papéis em Crepúsculo, Harry Potter, Lembranças, entre outros.
Em Batman, Bruce Wayne (Robert Pattinson) é um bilionário solitário que vive em Gotham City e que a noite assume a identidade do vigilante Batman. Há dois anos, Wayne decidiu se tornar o morcegão e acabar com a onda de crimes que assombram a cidade desde que ele era criança, botando medo nos bandidos. A partir daí, estabeleceu um relacionamento com a polícia de Gotham e com o tenente James Gordon (Jeffrey Wright), que virou seu aliado ao lado de Alfred Pennyworth (Andy Serkis).

Quando parte da justiça e de políticos influentes da cidade começam a ser brutalmente assassinados, e uma rede de corrupção vem à tona, Batman inicia uma investigação que o leva até o vilão Charada (Paul Dano), um homem insano que busca vingança e ainda pretende expor os Wayne e os Arkham.
Batman não é um filme de origem, e sim o início de uma jornada. Aqui, nosso herói está no seu segundo ano como vigilante e seu lado detetive é mais explorado. Bruce Wayne não é aquele playboy que já vimos em versões anteriores, mas sim uma pessoa reclusa, que carrega consigo muita dor. Robert Pattinson está espetacular no papel principal e só pelo olhar e pelas expressões faciais, você já consegue entender como o Bruce/Batman está se sentindo. Pattinson entregou tudo para viver o personagem proposto pelo diretor Reeves e calou a boca de quem dizia que ele não era o ideal e duvidou do potencial do ator para o papel.

Zoë Kravitz também teve uma ótima performance como Selina/Mulher-Gato e mostrou toda sua dedicação para trazer uma personagem forte e boa de luta. Outro destaque é Paul Dano, que simplesmente arrebentou como o Charada e trouxe um vilão louco e cruel, com justificativas que até fazem sentido, mas executadas de formas totalmente insanas e que além disso, tinha muita influência em uma comunidade da internet com pessoas que apoiavam toda sua loucura e terrorismo.
A fotografia é fria e retrata como é a cidade de Gotham, uma cidade sombria, cercada por medo, desigualdade social, insegurança e comandada pela máfia, tendo como líder, Falcone (John Turturro). Também há muitos capangas e vilões, como o Pinguim (Colin Farrell), fora aquele caos urbano característico da cidade.

Mesmo com quase 3 horas de filme, Batman não entedia e consegue deixar o público vidrado em cada momento, seja nas cenas de investigação ou nas cenas de ação. A narrativa é bem desenvolvida e as soluções bem encaixadas, além de ter uma trilha sonora de arrepiar. Podemos dizer que Batman é um longa sobre amadurecimento e crescimento do personagem-título, e no final quando ele percebe que a vingança não é o caminho, nasce uma nova esperança para Gotham. Aqui temos uma obra que trabalha o detetive acima de tudo, um homem com traumas e tentando entender sua grandeza e sua função como herói. Batman é um excelente filme, com excelentes atuações e que vale a pena ir ver no cinema.

Comments