top of page
  • Foto do escritorThe C.A.R.O

Entre o passado e o presente, “A Última Carta de Amor” traz um romance leve

O filme foi baseado no livro de mesmo título da escritora Jojo Moyes

"A Última Carta de Amor" se alterna entre passado e presente, mostrando também as diferenças entre as formas de se comunicar. Antes: Cartas épicas; Hoje: Mensagens curtas com emojis no WhatsApp. (Foto: Divulgação/Netflix)

Por Vanessa Linhares


O longa-metragem A Última Carta de Amor estreou na plataforma de streaming da Netflix no dia 23 de julho de 2021. Com direção de Augustine Frizzell e roteiro de Nick Payne e Esta Spalding, o filme britânico é baseado na obra de romance da autora Jojo Moyes, conhecida por escrever o livro Como Eu Era Antes de Você, que também ganhou uma adaptação para os cinemas no ano de 2016. O elenco conta com Shailene Woodley, conhecida por protagonizar o romance A Culpa é das Estrelas, de 2014 e a saga Divergente, de 2014 a 2016.

A Última Carta de Amor se alterna entre passado e presente, contando a história de um amor épico que começou em 1965 e de um casal que está se conhecendo nos dias atuais. Nos anos 1960, Jennifer Stirling (Shailene Woodley) é casada com Laurence Stirling (Joe Alwyn), porém a moça se sente infeliz em seu casamento com a ausência do marido, que precisa estar sempre viajando e trabalhando. Ao conhecer o jornalista Anthony O’Hare (Callum Turner) em um jantar, os dois acabam se aproximando, o que resulta em um amor verdadeiro. Se comunicando através de cartas, onde há declarações de amor e encontros são marcados, Jennifer pretende arriscar tudo para viver com Anthony. Porém, após um trágico acidente, onde a jovem perde a memória, o casal acaba se desencontrando. Ao encontrar uma das correspondências de Anthony, Jennifer fica determinada a saber o que aconteceu antes do seu acidente.

Jennifer e Anthony vivem um amor às escondidas. (Foto: Divulgação/Netflix)

Já no presente, conhecemos a jornalista Ellie Haworth (Felicity Jones), que precisa fazer uma matéria sobre uma repórter antiga, Mary Ellen, do jornal onde trabalha, que acaba de falecer. Precisando pesquisar sobre a vida da mulher, Ellie vai até o departamento onde são guardados arquivos, pesquisas, documentos, etc. Lá ela conhece Rory (Nabhaan Rizwan), arquivista responsável pelo local. No meio de tantos arquivos antigos, a jornalista acaba encontrando uma carta sobre um encontro onde Anthony propunha fugir com Jennifer, o que a deixa interessada em saber o que aconteceu com o casal. Com a ajuda de Rory, Ellie encontra as demais correspondências e enquanto investiga o passado, ela e o arquivista desenvolvem sentimentos um pelo outro.

Com a ajuda de Rory, Ellie encontra mais de cartas de Anthony e Jennifer. (Foto: Divulgação/Netflix)

A Última Carta de Amor é um romance leve, perfeito para quem gosta do gênero. Os figurinos e penteados que nos são mostrados da década de 1960 estão impecáveis passando todo o clima da época. As paisagens também são belíssimas. O filme te prende principalmente por conta do mistério: como e por quê as cartas estavam nas coisas de Mary Ellen? Algo interessante que o filme mostra também, é como a forma de se comunicar mudou com o tempo. Se antes os casais se falavam através de cartas apaixonadas, hoje, um simples emoji no WhatsApp já significa muita coisa. O único ponto negativo do longa, é que o foco da trama foi totalmente para o casal do passado, e o romance entre Ellie e Rory ficou meio raso, não teve um bom desenvolvimento, apesar da química dos atores. Ainda assim, é um bom filme para você assistir e esquecer dos problemas.

O figurino de Jennifer na década de 1960 é lindo. (Foto: Divulgação/Netflix)
Ellie e Rory fazem um casal fofo. (Foto: Divulgação/Netflix)

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page