top of page
  • Foto do escritorThe C.A.R.O

Friends: uma série atemporal

Mesmo após quase três décadas de sua estreia, a sitcom continua sendo um grande sucesso


O sexteto de "Friends" tem milhões de fãs ao redor do mundo. Foto: Divulgação

Por Vanessa Linhares


“Friends” é um seriado norte-americano que conta a história de seis amigos, todos com 20 e poucos anos enfrentando os principais dilemas dessa fase da vida. Uma das sitcons mais bem sucedida dos últimos tempos, “Friends” mostra as dificuldades enfrentadas pelos jovens adultos de qualquer época, como, decepções amorosas, emprego dos sonhos, relacionamentos familiares, etc. Criada por David Crane e Marta Kauffman, a série que estreou em 22 de setembro de 1994, pela rede americana NBC, era para se chamar “Insomnia Café”, porém com a construção do roteiro, o nome “Friends” fez mais sentido. Com um total de 10 temporadas, 236 episódios, seis indicações ao Emmy e uma indicação ao Globo de Ouro, a atração tem um impacto gigantesco para quem acompanhou o seriado na época e também para quem conheceu depois, e a cada dia que passa mais pessoas se tornam fãs, transformando-a em uma série atemporal.

Mesmo sendo uma série do final dos anos 1990, "Friends" consegue conquistar novos telespectadores até hoje. Foto: Divulgação

Mas afinal, por que Friends é atemporal?

Acredito que o principal motivo para “Friends” fazer tanto sucesso e ser considerada atemporal, é pela simplicidade da série. Ela mostra situações do dia-a-dia de uma forma bem humorada, além de abordar o começo da vida adulta dos seis protagonistas e todos os dilemas que geralmente acontecem nessa fase, então se você tem 20 e poucos anos e for assistir o seriado, você vai se identificar com alguma coisa, seja com a Rachel (Jennifer Aniston) deixando a casa dos pais para ter sua independência e conseguir o emprego dos sonhos ou com o sarcasmo do Chandler (Matthew Perry), o fato dele trabalhar com algo que não gosta muito e só depois de muito tempo mudar de carreira.

"Friends" é lembrada até hoje por seus bordões e personagens. Foto: Divulgação.

Mesmo com algumas piadas que não funcionam mais para a nossa época, “Friends” é atemporal pois consegue captar perfeitamente essa fase da vida. Com personagens únicos e cativantes, a série acerta em cheio no humor cotidiano, fazendo-a ser tão querida pelo público. A evolução e o desenvolvimento dos seis protagonistas também são notórios. Além disso, todos os seis são apresentados de forma igual, durante as temporadas. Em todos os episódios, geralmente há pelo menos duas histórias em andamento, protagonizada por algum deles – e esse equilíbrio é a causa de todos os personagens serem amados.

Outro motivo para “Friends” ser atemporal são os bordões e o impacto na cultura pop. Quem não se lembra do icônico “How You Doing?” (Como você está?), do nosso queridinho Joey Tribbiani (Matt LeBlanc)? Ou do famoso “OH MY GOD!”, da Janice (Maggie Wheeler)? Outro sucesso, foram os cortes de cabelo da Rachel Green (Jennifer Aniston) que viraram febre no final dos anos 1990 e as roupas usadas na atração.


Personagens marcantes

Outra característica do seriado são seus personagens marcantes. Todos os seis protagonistas são inesquecíveis para os fãs, todos carregam consigo algo único que o torna tão especial. Monica Geller (Courteney Cox) é chefe de cozinha, controladora, organizada e viciada em limpeza. Chandler Bing (Matthew Perry) faz piadinhas toda hora, é sarcástico e tem um ótimo senso de humor. Phoebe Buffay (Lisa Kudrow) é alegre, criativa e está sempre tendo ideias diferentes. Ross Geller (David Schwimmer) é antropólogo, meio nerd, dramático e melancólico. Rachel Green (Jennifer Aniston), sonha em trabalhar com moda, é estilosa, doce e um pouco ingênua, às vezes. Joey Tribbiani (Matt LeBlanc), quer ser ator, então durante toda a série, vemos Joey persistindo pelo seu grande sonho, é um sedutor nato, inocente e ingênuo.

Phoebe, Chandler, Rachel, Ross, Monica e Joey tem personalidades diferentes e únicas. Foto: Divulgação.

Até mesmo os personagens secundários são marcantes na série. É o caso da Janice (Maggie Wheeler), com quem Chandler teve um envolvimento amoroso e tem uma fala marcante como já dito anteriormente. Temos também o Gunther (James Michael Tyler), garçom no café que os amigos se reúnem, que tem uma “queda” pela Rachel. Mike (Paul Rudd), par romântico da Phoebe nas últimas temporadas e que marcou a série com seu jeito doce e engraçado. Só citei alguns, mas a sitcom conta com inúmeros personagens marcantes.

Por tudo isso, “Friends” é atemporal. Nós nos sentimos amigos do sexteto, é uma série para assistir, esquecer dos problemas por um tempo e apenas se divertir. Mesmo após quase 30 anos de lançamento, o seriado continua conquistando mais e mais fãs ao redor do mundo.

Friends é uma sitcom atemporal. Foto: Divulgação.






16 visualizações0 comentário

Opmerkingen

Opmerkingen zijn niet geladen
Het lijkt erop dat er een technisch probleem is opgetreden. Probeer nogmaals verbinding te maken of de pagina te vernieuwen.
bottom of page