top of page

“Jack Ryan” chega ao fim com uma temporada cheia de ação e suspense

  • Foto do escritor: The C.A.R.O
    The C.A.R.O
  • 24 de jul. de 2023
  • 3 min de leitura

Último ano da produção estreou no dia 30 de junho, com episódios semanais

Jack Ryan série
"Jack Ryan" estreou em 2018 com grande aprovação da crítica. (Foto: Divulgação/Amazon Prime Video)

Por Vanessa Linhares


Jack Ryan é uma série de ação e espionagem, original da Amazon Prime Video. Criada por Carlton Cuse e Graham Roland, a produção é baseada no personagem-título do escritor Tom Clancy, dos livros de mesmo nome. A série estreou em 2018, com excelentes críticas e conquistou o público que gosta de boas séries de ação. Essa 4ª temporada é a última e chegou ao streaming do Prime Video no dia 30 de junho de 2023, com os dois primeiros episódios. Os demais capítulos foram sendo disponibilizados semanalmente, de dois em dois, com os últimos sendo lançados no dia 14 de julho de 2023.


Na trama, depois de Jack Ryan (John Krasinski) enfrentar os russos na terceira temporada, ele se torna o novo vice-diretor interino da CIA. Com o cargo, ele também vira alvo dos inimigos da agência e terá que lidar com missões cada vez mais perigosas, desenterrando a corrupção interna que há no sistema. Quando descobre que o ex-diretor da CIA, Thomas Miller (John Schwab), estava envolvido em missões secretas que favoreciam carteis e organizações criminosas, Ryan abdica do novo cargo e volta à campo para caçar os inimigos pelo mundo. Mas o que ele não imagina é que existe uma conspiração muito mais próxima de casa e que sua crença no sistema – que ele ajudou tanto a proteger, será testada.

jack ryan
Ryan vai desvendar a corrupção do sistema que tanto defendeu. (Foto: Reprodução/Amazon Prime Video)

Jack Ryan volta numa temporada melhor que a anterior. O terceiro ano da série foi morno (quase frio) e não empolgou, apesar das boas cenas de ação. Já essa nova leva de episódios trouxe mais adrenalina, suspense, momentos de tensão e uma narrativa melhor. Entretanto, tem alguns momentos de confusão e se você não prestar muita atenção, pode se perder na história. Isso porque nessa quarta temporada houve uma diminuição no número de episódios. Se nos anos anteriores, a produção trouxe 8 episódios em cada um, esse trouxe apenas 6. O que acabou acelerando a história, deixando algumas partes confusas e mal explicadas. Como se tivessem com pressa para concluir logo, sabe? E isso atrapalhou a história, já que algumas coisas ficaram “jogadas”, como por exemplo, o reaparecimento da Cathy Mueller (Abbie Cornish). A personagem surgiu no começo da primeira temporada como o interesse amoroso de Ryan e depois simplesmente sumiu e não se ouviu mais falar dela. E aí, do nada, ela volta agora na quarta temporada.

jack ryan
Ryan ainda vai descobrir uma convergência entre um cartel mexicano e uma organização criminosa asiática. (Foto: Reprodução/Amazon Prime Video)

Mas como sempre, Jack Ryan entregou excelentes cenas de ação. Todas as cenas de tiro, porrada, bomba, perseguição, etc, são muito bem feitas e empolgam o espectador. É uma produção que sempre soube aproveitar bem esse tipo de cena e nessa quarta temporada não foi diferente. John Krasinski continua trazendo um bom protagonista, determinado e eficiente. Os atores coadjuvantes também são ótimos. Destaque para Wendell Pierce, que interpreta o Jim Greer, um grande amigo e parceiro de Ryan. Além dele temos Michael Kelly, no papel de Mike November, que entrega muito carisma nas batalhas em campo e Betty Gabriel, que faz a Elizabeth Wright, a nova diretora da CIA, que também está muito bem no papel. Essa temporada, tivemos a entrada de Michael Peña no elenco, que faz o agente infiltrado Domingo Chavez. Apesar da sua boa performance, seu personagem não foi bem desenvolvido, o que foi uma pena, já que ele tinha muito potencial.

jack ryan
Ryan e seus parceiros fazem de tudo para acabar com mais uma ameaça. (Foto: Reprodução/Amazon Prime Video)

Jack Ryan chega ao fim no momento certo. Com um final cheio de significado com o protagonista e seus parceiros, a série teve erros, mas também teve grandes acertos. Krasinski pôde mostrar sua versatilidade como ator mais uma vez e ao lado de excelentes coadjuvantes, brilhou na série. Com um bom suspense, ação e personagens interessantes, a produção chega ao fim sem a força da primeira temporada, mas bem melhor que a terceira.

jack ryan
A temporada final de "Jack Ryan" traz um bom fim para nosso protagonista. (Foto: Reprodução/Amazon Prime Video)


Comments


  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon

Site editado por revista The C.A.R.O

bottom of page