top of page
  • Foto do escritorThe C.A.R.O

Luca: uma divertida história sobre amizades verdadeiras

A animação da Pixar chegou em junho ao streaming da Disney e conquistou muita gente com sua simplicidade e lições valiosas

Mais que uma animação, uma lição sobre amizades verdadeiras e liberdade. Foto: Pixar/Disney/Divulgação

Por Vanessa Linhares


O filme de animação “Luca” estreou no dia 18 de junho de 2021 na plataforma de streaming da Disney, o Disney+. A obra é mais uma das incríveis produções da Pixar e é dirigida por Enrico Casarosa, que marca sua estreia na direção de longas-metragens. Escrito por Mike Jones e Jesse Andrews e produzido por Andrea Warren, a animação conta com as vozes originais de Jacob Tremblay, famoso por seus papéis em “Extraordinário” e “O Quarto de Jack” e Jack Dylan Grazer, conhecido por seu personagem em “It: A Coisa” e também por interpretar o Freddy Freeman, no filme do Shazam.

A primeira transformação de Luca. Foto:Pixar/Disney/Divulgação

O longa conta a história de Luca (Jacob Tremblay), um garoto/monstro marinho que vive no fundo do mar com seus pais super protetores. Após encontrar alguns objetos pertencentes a superfície, Luca fica curioso e tentado a ir para a terra e assumir sua forma humana. Porém, seus pais são totalmente contra, pois julgam os humanos como criaturas más e que não aceitariam as diferenças do filho. No meio disso tudo, Luca conhece Alberto (Jack Dylan Grazer), um menino que assim como ele, se transforma em monstro marinho ao entrar em contato com a água, porém diferente de Luca, Alberto vive na superfície e não tem a proteção dos pais, pois vive sozinho. A partir daí, os dois garotos se tornam grandes amigos e compartilham um sonho em comum: ter uma Vespa (a melhor coisa dos humanos, segundo os meninos) para conseguir a tão sonhada liberdade.

Alberto e Luca constroem uma linda amizade juntos. Foto: Pixar/Disney/Divulgação

Para alcançar esse objetivo, os dois novos amigos fogem para o vilarejo mais próximo, o Portorosso, onde conhecem Giulia (Emma Berman), uma garota que está passando as férias na casa do pai e que quer ganhar a competição anual do vilarejo e quebrar o reinado de covardia do valentão da região. Os meninos veem esse desafio como a grande chance de conseguir comprar a tão sonhada Vespa, então eles se unem a Giulia e juntos formam o trio de “excluídos”. Os três passam a treinar juntos para o campeonato, que consiste em nadar, comer macarrão e pedalar. A chegada de Giulia aos amigos traz um mix de ciúmes, justiça e companheirismo.

O trio de "excluídos". Foto: Pixar/Disney/Divulgação

Luca é um menino sonhador, que não sabe nada sobre o mundo dos humanos, mas que mesmo assim, vai em busca dos seus sonhos. Alberto é esperto e passa todo seu conhecimento, por mais que seja pouco, a Luca. Juntos os dois nos ensinam valiosas lições sobre amizade. Além de ser um filme lindo sobre amizade, a animação toca de forma sutil, porém didática, sobre preconceito e aceitação, não se aprofundando no tema por ser um filme infantil, mas mesmo assim acertando em tocar nesses assuntos de maneira didática. O roteiro é simples, porém encantador. Contém paisagens lindas e nos apresenta um pouco da cultura italiana, com algumas frases italianas que fazem você querer repetir diversas vezes depois que o filme acaba, como o mantra dos garotos, “Silenzio, Bruno!”.

Silenzio, Bruno! Foto: Pixar/Disney/Divulgação

“Luca” é uma animação sobre amizade, aceitação, companheirismo, sonhos, liberdade e sobre como é bom ser criança. De uma maneira leve e divertida, o longa nos encanta visualmente e deixa nossos corações mais quentinhos, fazendo-nos acreditar em um mundo melhor.

"Luca" encanta pela história e também pelo lindo visual. Foto: Pixar/Disney/Divulgação

12 visualizações0 comentário

Opmerkingen


bottom of page