“Não Olhe Para Cima” traz humor e desespero sobre o fim do mundo
- The C.A.R.O
- 24 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
Longa recheado de estrelas do cinema chegou à Netflix no dia 24 de dezembro

Por Vanessa Linhares
Não Olhe Para Cima é um filme estadunidense de comédia e catástrofe que estreou no streaming da Netflix no dia 24 de dezembro de 2021. Dirigido e escrito por Adam McKay, o longa tem um elenco repleto de grandes nomes do cinema, como Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Cate Blanchett, Rob Morgan, Jonah Hill e Mark Rylance, além de participações especiais como do ator Chris Evans, da cantora e atriz Ariana Grande e do rapper Kid Cudi.
Em Não Olhe Para Cima, uma astrônoma inteligente e rebelde chamada Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence) descobre um meteoro gigante enquanto fazia algumas observações do céu. Ao contar para seu professor, o Dr. Randall Mindy (Leonardo DiCaprio), os dois percebem que esse meteoro irá colidir com a Terra em apenas 6 meses e destruirá todo o planeta. A partir daí, eles tentam alertar o governo, a mídia e a população do risco que o mundo está correndo e tentar de alguma forma desviá-lo da rota de colisão. Porém, ninguém parece querer dar ouvidos a ciência e se importar com o fim da humanidade.

É impossível assistir Não Olhe Para Cima e não comparar com a pandemia do covid-19 que ainda estamos vivendo. Apesar do diretor Adam McKay ter escrito o roteiro do longa antes da pandemia, a comparação é inevitável, afinal, no enredo do filme temos os negacionistas, temos fake news, bilionários gananciosos e líderes políticos que só estão preocupados com a própria imagem e isso lembra muito os últimos acontecimentos do Brasil e do mundo.
A produção traz uma sátira inteligente e critica ao governo e a mídia. Os personagens principais são muito bem desenvolvidos, carregam seus dramas pessoais e as atuações estão excelentes – o que não é surpresa, com o elenco que tem. A cena da Jennifer Lawrence surtando na TV e virando meme é muito boa e ela passou todo o desespero que a personagem estava sentindo em cena. A presidente dos EUA, interpretada pela Meryl Streep, é o tipo de personagem que você pega ranço logo de início.

Apesar de ser uma ficção cientifica, é desesperador o quão realista Não Olhe Para Cima consegue ser. Você fica o tempo todo apreensivo com o fato de que tem um meteoro vindo em direção à Terra e as pessoas no filme não escutam a ciência, não fazem nada para impedir e se não bastasse isso, ainda tem os ricos querendo lucrar em cima disso. Não Olhe Para Cima é um filme reflexivo e com pitadas de humor muito bem escrito, com efeitos especiais excelentes e com um elenco e direção de altíssima qualidade, que aborda o fim do mundo com a reação humana mais possível de acontecer.

Comments