Os ensinamentos e aprendizados que a série Supernatural nos traz ao longo das 15 temporadas
- The C.A.R.O
- 30 de jun. de 2021
- 4 min de leitura

Por Vanessa Linhares
Supernatural é uma série de TV norte-americana de terror/fantasia criada por Eric Kripke. Lançada em 2005, a atração teve fim em novembro de 2020, com um total de 15 temporadas e 320 episódios. Transmitida pela CW, a trama conta a história de Dean Winchester (Jensen Ackles) e Sam Winchester (Jared Padalecki), dois irmãos que viajam o país em seu Chevrolet Impala 67, caçando monstros e criaturas sobrenaturais. Após perderem sua mãe, Mary Winchester (Samantha Smith), há cerca de 20 anos, seu pai John Winchester (Jeffrey Dean Morgan), começa uma caçada ao demônio que matou Mary e passa aos irmãos todo seu conhecimento sobre o mundo paranormal, fazendo desse, o “negócio da família”.
Porém para os fãs da série, assim como eu, Supernatural é muito mais que apenas suspense, terror e fantasia. O programa nos traz diversos ensinamentos e aprendizados que podemos levar para a vida e é isso que vamos pontuar nesse artigo. Acredito que a lição mais valiosa que podemos tirar de Supernatural é sobre família. O seriado nos mostra o quão importante é a família. Quem acompanha, sabe que o Dean daria a vida pelo Sam e vice-versa. Essa relação de irmãos é a base principal durante toda a série e ao longo das 15 temporadas, vemos como é construída a relação deles e o quão essencial um é para o outro. Além claro, de vermos o quão o Dean admira o pai e o quanto a Mary fez falta durante o crescimento dos meninos, evidenciando o quanto a família é fundamental na vida dos protagonistas.

Outra lição que podemos tirar de Supernatural é que família nem sempre é a de sangue. Aprendemos isso

com um personagem que foi extremamente importante na série, Bobby Singer (Jim Beaver). Bobby era amigo de John e conheceu Dean e Sam quando eles ainda eram crianças, mas apesar de parecer meio “casca dura”, Singer tinha um coração enorme e considerava os rapazes como filhos. Para Dean e Sam, Bobby era como um pai e em vários momentos da série, vemos momentos de cumplicidade entre os três, momentos esses que muitas vezes comovia o público, tornando Singer um dos personagens mais queridos da série. Para quem acompanha Supernatural, sabe que o Castiel (Misha Collins) também é parte da família Winchester. O anjo teve uma entrada triunfal na trama, resgatando Dean do inferno, e logo se tornou um amigo importantíssimo para a vida deles, que o consideram como um irmão. Castiel que entrou na 4ª temporada da série, é um dos personagens mais queridos do público e permaneceu ao lado dos Winchester até a última temporada. Jack Kline (Alexander Calvert), é um nefilim, filho do Lúcifer (Mark Pellegrino) com uma humana, mas que foi “adotado” por Dean e Sam. O jovem inocente e poderoso chegou na temporada 13, e a principio provocava desconfiança no Dean, já que ele é filho do Lúcifer, mas aos poucos foi conquistando o coração do Dean e também do público.

Outra coisa que aprendemos com Supernatural é que as aparências enganam. Quantos episódios vemos Dean e Sam quebrar a cara por confiar em quem parecia ser uma coisa e na verdade era outra? Um exemplo disso é o Chuck (Rob Benedict). Todos achavam que ele era bom, mas no final, se revelou como o maior vilão da vida dos Winchester. O que nos faz questionar se não temos um Chuck na nossa vida, que se faz de amigo, de bonzinho, mas que na verdade está armando coisas horríveis nas nossas costas?

Outro aprendizado para tirar de Supernatural, é que por mais difícil que estejam as coisas, não desista. Durante os 15 anos de programa, os Winchester enfrentaram inúmeras situações complicadas, que faria qualquer um desistir, mas eles nunca desistiram, pelo contrário, sempre procuravam uma forma de passar por cima daquilo e nunca deixaram de lutar. E foi assim que derrotaram Lúcifer, a Escuridão, os Homens de Letras Britânicos, Metatron, anjos, demônios e outras criaturas sobrenaturais, lutando e nunca desistindo. Outra coisa que Supernatural nos ensinou é aprender a perdoar. Mesmo salvando o mundo diversas vezes, Dean e Sam também cometeram erros que magoaram seus amigos, e tiveram que aprender o valor de perdoar e ser perdoado.

Para finalizar esse artigo, precisamos falar sobre o quanto Supernatural marcou uma geração e conquistou um público imenso. A série que começou lá em 2005 e teve seu término em 2020, é um marco para o gênero. Mesmo com alguns críticos falando que a atração deveria ter acabado na 5ª temporada, os fãs pensam exatamente o oposto e continuam achando a série incrível. A longevidade se deve muito também ao carisma do elenco e a química dos protagonistas. Jensen Ackles e Jared Padalecki tem um entrosamento perfeito em cena, o que deixa a série extremamente gostosa de assistir. E para quem cresceu assistindo Supernatural, assim como eu, e é fã da série, sabe que o fim de uma série nunca é exatamente o fim, mas um recomeço. Então, bora maratonar Supernatural mais uma vez?!

Comments