Pesquisa elege os filmes de terror mais assustadores da história
- The C.A.R.O
- 1 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
A “Science of Scare” contou com 250 participantes em 2023 e rankearam as produções mais aterrorizantes

Por Vanessa Linhares
Ontem foi o Halloween e provavelmente todo fã de terror já se perguntou qual será o filme de terror mais assustador de todos os tempos, certo? Para tentar responder essa pergunta, pesquisadores se juntaram e criaram um projeto chamado “Science of Scare” (ou Ciência do Susto, em português) onde buscam eleger os filmes que mais geram medo/susto nos telespectadores.
A pesquisa nada mais é que um levantamento feito pela empresa britânica Moneysupermarket, que avalia as reações de 250 participantes ao assistirem 50 filmes de terror ao longo de várias semanas. O Science of Scare elabora uma lista de produções com base em rankings de sites especializados, fóruns do Reddit e nos resultados de edições anteriores da pesquisa.
A primeira edição desse levantamento ocorreu em 2020, que monitorava apenas os batimentos cardíacos por minuto (BPM) dos voluntários durante as sessões (e comparava com a média do ser humano em descanso, 64 BPM). A partir desse ano, eles passaram também a medir a variação da frequência cardíaca.
A variação da frequência cardíaca (VFC), medida em milissegundos, mostra o quanto o intervalo de tempo entre as batidas varia. Exemplo: supondo que o seu coração bata a 60 BPM. Isso é uma média: ele não está batendo uma vez a cada segundo. O intervalo entre uma batida e outra pode ser de 0,9 s; na seguinte, de 1,1 s. E por aí vai.
Quem comanda os batimentos do coração é o sistema nervoso autônomo – que por sua vez está dividido entre simpático (que aumenta a frequência cardíaca) e parassimpático (que a diminui, como em momentos de repouso e digestão). Ter uma alta VFC mostra que o seu corpo responde bem a esses dois cenários. Uma VFC baixa, porém, indica que há algo em desequilíbrio – e é uma forma de medir estresse.
Com base nesses parâmetros, a Science of Scare criou o Índice de Ciência do Susto (ICS), que vai de 0 a 100.
E o grande campeão é: “A Entidade”, de 2012
Com uma pontuação de 96 ICS, A Entidade (2012) foi eleito o filme de terror mais assustador de todos os tempos na edição 2023 do Science of Scare. Com direção de Scott Derrickson, o longa estrelado por Ethan Hawke, teve uma média de 86 BPM (com picos de 131) e uma VFC 21% mais baixa que o normal. A produção foi top 1 na primeira edição do Science of Scare, em 2020, mas foi desbancada em 2021 e 2022 pelo filme Cuidado com Quem Chama (2020).
De volta ao top 1 dos filmes mais aterrorizantes, A Entidade conta a história de Ellison (Ethan Hawke), um escritor de true crime que se muda com a família para uma casa nova. Lá, ele encontra uma caixa com rolos de filmes antigos e decide assisti-los. As filmagens são cenas de crimes brutais que aconteceram com famílias de décadas atrás. Ao investigar os casos e assistir às fitas, Ellison coloca ele e sua família sob a mira de uma entidade maligna.

Confira o top 10 dos filmes mais aterrorizantes e suas pontuações no ICS:
1º A Entidade (2012) / ICS = 96
2º Cuidado com Quem Chama (2020) / ICS = 95
3º Skinamarink – Canção de Ninar (2022) / ICS = 91
4º Sobrenatural (2011) / ICS = 90
5º Invocação do Mal (2013) / ICS = 88
6º Hereditário (2018) / ICS = 81
7º Sorria (2022) / ICS = 78
8º O Exorcismo de Emily Rose (2005) / ICS = 76
9º Hell House LLC (2018) / ICS = 75
10º Talk to Me (2022) / ICS = 75
Vale ressaltar ainda, que apesar de toda essa metodologia, essa não é uma pesquisa cientifica, apenas um levantamento baseado nos batimentos e variações cardíacas. Mesmo assim, é um bom ponto de partida para avaliar os filmes que mais causam sustos e tensões.
E aí, já assistiu algum desses filmes? Quais você mais gostou? Quais mais te assustou? Deixe nos comentários.
Comments