Silêncio”: Série espanhola da Netflix tem uma premissa interessante, mas mal aproveitada
- The C.A.R.O
- 19 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Com apenas seis episódios, a nova produção chegou ao streaming no último dia 19 de maio

Por Vanessa Linhares
Silêncio é uma série espanhola de drama, suspense psicológico e policial, original da Netflix. Criada por Aitor Gabilondo, a produção tem direção de Gabe Ibáñez e traz Arón Piper, ator da série Elite, como protagonista. Além dele, temos Manu Ríos (também de Elite) e Ramiro Blas (de Vis a Vis) no elenco. Silêncio estreou no streaming no dia 19 de maio de 2023, com um total de seis episódios.
Na trama, Sergio Ciscar (Arón Piper) é acusado e considerado culpado de matar os pais e passa seis anos preso. Entretanto, desde o ocorrido, o jovem não diz uma palavra sobre o que realmente aconteceu na noite em que seus pais morreram. Após ser solto, ele passa a ser vigiado secretamente pela polícia e pela equipe da psiquiatra Ana Dussuel (Almudena Amor), que fica obcecada para saber o motivo de Sergio permanecer em silêncio sobre o que houve e sobre sua personalidade. Além disso, Ana tem certeza que o rapaz não representa mais um perigo para a sociedade.

Silêncio é uma série que traz uma boa e interessante premissa. O inicio da série planta algumas dúvidas no espectador: O que levou o protagonista a cometer o crime? Será que Sergio realmente é culpado? Por que ele não fala nada sobre o que aconteceu? Ele está tentando proteger a irmã mais nova? Os pais eram abusivos? Tudo isso acaba gerando uma curiosidade e você quer ver no que vai dar. Entretanto, o roteiro não soube aproveitar essa premissa, deixando uma trama morna e fraca.
Além disso, a obsessão da Ana pelo Sergio parece meio artificial. Por que ela ficou tão obcecada pelo jovem? E o que ela queria provar com aquele estudo? Algo que poderia ser melhor explicado, acabou ficando raso. Poucas vezes o texto vai a fundo nos conflitos. E olha que a série tem tramas e personagens interessantes. O próprio protagonista é super interessante de acompanhar. Mesmo quando ele não diz nada, dá para sentir pelo olhar ou pelas expressões faciais o que ele quer dizer. Isso graças ao bom desempenho de Arón Piper.

Os três últimos episódios foram os que mais me manteve atenta, já que foram sendo reveladas coisas que ajudavam a montar o quebra-cabeça da história. Ao longo desses episódios foi sendo construído um bom clima de tensão, que se manteve até o final. Entretanto, o final em si deixou muito a desejar. A verdade é que aquele final ficou meio sem sentido, além de deixar na dúvida sobre quem morreu. Talvez seja para emendar com uma possível segunda temporada? Não sei. Só sei que Silêncio deixou várias coisas sem explicação. A série tinha uma premissa interessantíssima, um bom elenco e personagens intrigantes, mas que foi muito mal desenvolvida e aproveitada, infelizmente.

Comments