top of page
  • Foto do escritorThe C.A.R.O

“Top Gun: Maverick”: Nostálgico, emocionante e divertido

Depois de 36 anos do lançamento do primeiro Top Gun, novo filme do Tom Cruise chegou aos cinemas no dia 26 de maio

top gun maverick
Novo "Top Gun" está fazendo sucesso nas bilheterias com uma boa história, cenas de ação empolgantes e trilha sonora impecável. (Foto: Divulgação/Paramount Pictures)

Por Vanessa Linhares


Top Gun: Maverick é um filme estadunidense de ação e aventura, e é uma continuação de Top Gun: Ases Indomáveis, lançado em 1986. Ambos são protagonizados pelo astro Tom Cruise. A nova produção é dirigida por Joseph Kosinski, tem roteiro de Ehren Kruger e Christopher McQuarrie e chegou aos cinemas no dia 26 de maio de 2022.


Na trama, Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise) trabalha como capitão e piloto de caça da Marinha há mais de 30 anos. Mesmo com toda sua experiência e capacidade, ele não pretende subir de patente e quer continuar em ação, pilotando os aviões. Maverick então, é convocado por seus superiores para voltar a academia Top Gun como professor e ensinar tudo que sabe aos melhores pilotos do programa, antes de embarcarem em uma perigosa missão.

tom cruise como maverick em top gun 2
Maverick prefere estar nos céus pilotando aviões do que ter uma carreira brilhante em um cargo superior. (Foto: Reprodução/Paramount Pictures)

Top Gun: Maverick está cheio de referências e homenagens ao primeiro filme, mas não se prende ao passado, pelo contrário, traz uma trama sobre amadurecimento, aprendizado e sobre seguir em frente. Tom Cruise continua muito bem na pele do piloto Maverick. Nosso protagonista é quase como um lobo solitário e que ainda carrega consigo muita dor pela morte do amigo Goose (Anthony Edwards), do primeiro filme.


Miles Teller também está muito bem na pele do jovem piloto Rooster, filho de Goose. Mesmo tendo talento, Rooster parece estar preso ao que aconteceu no passado com seu pai, o que o deixa meio travado. Assim como Maverick, ele precisa se livrar das amarras do passado e seguir em frente. Teller convence muito bem o público com toda sua dor, revolta e determinação e traz um drama muito bem construído para seu personagem. Glen Powell que faz o rival de Rooster, Hangman, também está muito bem no papel e entrega um personagem arrogante, meio babaca e irônico, mas que no fim, você acaba gostando.


top gun
Os melhores pilotos do mundo são convocados para uma missão, mas antes terão que aprender muita coisa com o experiente Maverick. (Foto: Reprodução/Paramount Pictures)

Todos os atores do filme estão bem entrosados e à vontade com seus personagens. Jennifer Connelly e Tom Cruise tiveram bastante química em cena e entregaram um romance fofo, do tipo que começa anos atrás, que por algum motivo não dá certo, mas que quando se reencontra, a paixão reaparece. A volta de Val Kilmer ao papel de Iceman, antes rival de Maverick e agora amigo, é muito legal e válida. Não só pela nostalgia do primeiro, mas porque o ator enfrentou um câncer de garganta que limitou sua capacidade de fala. A limitação não foi barreira para o retorno do personagem, e entrega uma bonita e emocionante cena no filme.


O longa é nostálgico, emocionante, divertido e as cenas de ação são empolgantes. O roteiro é muito bem desenvolvido, os personagens são interessantes, a trilha sonora é ótima e as atuações são excelentes. A fotografia e a cenografia também estão muito boas. Top Gun: Maverick consegue até ser melhor que o clássico de 1986 na minha opinião, com um olhar no passado, mas seguindo em frente com novas histórias e personagens.

top gun maverick nos cinemas
"Top Gun: Maverick" continua em cartaz nos cinemas brasileiros e vale muito a pena ir ver. (Foto: Reprodução/Paramount Pictures)

12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page